Rio de Janeiro anuncia fim da epidemia de dengue na cidade

Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, cidade registrou o menor número de casos para uma epidemia

Mateus Bonomi/Agif - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo Rio de Janeiro anuncia fim da epidemia de dengue na cidade Agente de saúde faz operação contra focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio anunciou o fim da epidemia de dengue na capital, nesta sexta-feira (29/03).


Segundo a pasta, houve uma queda expressiva nos indicadores da doença, o que permitiu reavaliar o estado de emergência em saúde pública, decretado em 5 de fevereiro.


O anúncio não significa o fim dos casos, mas reduz consideravelmente o risco de colapso no sistema de saúde do município.


Durante a epidemia, a capital contabilizou cerca de 82 mil casos e 7 óbitos. Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz (PSD-RJ), é o menor número de registros para uma epidemia.


“A gente tem que agradecer muito a todo carioca que dedicou 10 minutos por semana para eliminar os focos do mosquito e a todos os profissionais de saúde que cuidaram dos casos, evitando o agravamento da doença e um número de óbitos ainda maior”, celebrou Soranz.


Em todo o estado, são 71 mortes e 171.954 casos da doença. O balanço parcial da Secretaria de Estado de Saúde aponta, ainda, que 4.791 pessoas estão internadas por causa da dengue.


Até esta sexta-feira (29/03), foram aplicadas 103.893 doses da vacina contra a dengue na capital, o que representa 29,3 % de cobertura vacinal.


A partir deste domingo (31/03), todos os 11 polos de atendimento de dengue serão convertidos em pontos de vacinação contra a influenza, doença que tende a dominar o panorama epidemiológico nas próximas semanas.


O calendário de vacinação contra influenza pode ser conferido aqui: https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/gripe/