Cadeirantes realizam protesto em Campo Grande

Pedindo a conscientização dos motoristas, dezenas de cadeirantes foram as ruas na manhã desta terça-feira (31) e “fecharam” boa parte dos estacionamentos na rua 14 de julho no centro de Campo Grande. A ação encerrou a Campanha do Maio Amarelo e teve apoio do Detran (Departamento de Trânsito). O protesto segue até as 11h.

Cerca de 40 cadeiras de rodas foram estacionadas nas vagas para pessoas sem deficiência. O cadeirante Alex Sandro Barbosa,30, afirma que essa é uma das situações rotineiras que os cadeirantes enfrentam no decorrer da vida. “Algumas pessoas não respeitam o direito do deficiente. Nós já passamos por outras frustrações como buracos na rua, falta de rampa e ainda mais quando estacionam na única vaga que poderíamos ficar”, desabafa.

Segundo o chefe da divisão da Paz e Educação no Trânsito, José Roberto Cuevo, a campanha é de extrema importância para sensibilizar a sociedade nos constrangimentos e frustrações que uma pessoa com deficiência física sofre. “Estamos encerrando hoje o Maio Amarelo com essa campanha que é muito importante para que as pessoas se conscientize na dificuldade que é para um cadeirante arranjar um lugar para estacionar, as dificuldades de locomoção, e que as pessoas devem sim preservar a vaga especial”, explica.

Na Capital cerca de 57 das vagas em vias públicas são exclusivas aos portadores de deficiência, ou seja 2% das vagas convencionais, segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Embora seja protesto, muitos motoristas fizeram cara feia e sentiram na pele a experiência negativa.

*O Estado Online

Mais lidas