Capital do Ecoturismo se prepara para se tornar Destino Turístico Inteligente

Divulgação Capital do Ecoturismo se prepara para se tornar Destino Turístico Inteligente Para ser um Destino Turístico Inteligente, o município precisa ser um espaço turístico inovado

Maior destino de ecoturismo do Brasil, Bonito está entre os dez municípios selecionados na Estratégia Nacional DTI Brasil, o único de Mato Grosso do Sul. O resultado final foi divulgado pelo Ministério do Turismo. A Capital do Ecoturismo integra a Rota Pantanal Bonito, coordenada pela Bonito Convention & Visitors Bureau, juntamente com os municípios de Aquidauana, Bodoquena, Jardim, Miranda e Corumbá.


Para o prefeito Josmail Rodrigues, a aprovação do município no programa é uma grande conquista e o foco agora será adquirir toda experiencia e conhecimento possível, visando o desenvolvimento do turismo. “Participar de um grupo de trabalho onde somente dez cidades brasileiras farão parte de um projeto internacional, possibilitará que o nosso destino tenha um planejamento atualizado e a execução de ações pautadas nos principais pilares de destinos turísticos inteligentes do mundo”, disse.


Certificado


Os dez municípios são, por ordem de classificação: Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Gramado (RS) e Bonito (MS). Em nota, o MTur parabenizou os selecionados e informou que, a partir de agora, essas cidades passarão por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor.


Os selecionados, após completarem o seu Plano de Transformação, receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação.


“Temos trabalhado pelo crescimento do projeto DTI, pois acreditamos que desenvolver o turismo nos nossos municípios vai aumentar ainda mais a economia do país. Para isso, estivemos, inclusive, na Espanha, assinando um acordo com o governo de lá que prevê a parceria no que diz respeito aos Destinos Turísticos Inteligentes”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.


Critérios de seleção


Para ser um Destino Turístico Inteligente, o município precisa ser um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.


Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como existência de policiamento turístico, plano de mobilidade, programa ou plano estratégico de cidade sustentável e/ou cidade inteligente, ações ou projetos relacionados ao desenvolvimento da economia criativa no destino, entre outros quesitos.


Mais lidas