Com Black Friday antecipada em setembro, fronteira não terá promoção especial este mês

Estratégia dos comerciantes na fronteira com Paraguai é atrair turistas e aumentar vendas dois meses antes da Black Friday

Foto: Ilustrativa Com Black Friday antecipada em setembro, fronteira não terá promoção especial este mês

O Brasil se prepara para a Black Friday na sexta-feira (25), mas na fronteira de Mato Grosso do Sul a famosa liquidação aconteceu há dois meses. Por lá é tradição que lojistas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero se unam para a Black Friday Fronteira em setembro.


A campanha de vendas Black Friday surgiu nos Estados Unidos, para inaugurar a temporada de compras de Natal. Realizada sempre na sexta-feira e no dia de Ação de Graças, um importante feriado norte-americano.


Mas como no Brasil tudo se transforma, a liquidação ganhou várias adaptações. Para comerciantes de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, a Black Friday em setembro é uma estratégia de vendas que deu certo.


 


Parceria de sucesso entre os dois países


Há nove anos, os comerciantes das duas cidades se unem para a realização do evento em setembro. Dessa forma, a Black Friday em novembro deve passar batida, com apenas algumas ações em lojas de rede.


Representante da Associação Comercial e Industrial de Ponta Porã, Marilene Dutra Mattozo explica que a cada ano aumenta a adesão de lojistas e clientes. “É excelente, sempre tem muito retorno. Em novembro só as empresas de rede, o comércio local participa em massa da black em setembro”, conta.


Khalil El Haje, presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan, corrobora a fala e conta que nos últimos dois anos não houve evento devido à pandemia. “Retornamos esse ano com o acordo entre os comerciantes e é muito bom para nós”.


 


Black Friday de cinco dias


Na fronteira, a Black Friday deste ano teve duração de cinco dias. A expectativa dos organizadores era de atrair 40 mil turistas e movimentar 25 milhões de dólares no comércio dos dois países.


Neste ano, houve ações culturais com gastronomia local e artesanato típico, além de apresentações musicais e dança. Em torno de 150 lojas participaram da ação.


Mais lidas