Conferência da assistência social realça ações transformadoras em Porto Murtinho

Divulgação Conferência da assistência social realça ações transformadoras em Porto Murtinho

A 13ª Conferência Municipal da Assistência Social que se realiza em Porto Murtinho está sendo o testemunho das ações que a gestão do prefeito Nelson Cintra vem fazendo no combate às desigualdades sociais, em especial ao apoio aos jovens em situação de vulnerabilidade, com vários projetos sendo desenvolvidos não apenas na área social, mas da cultura e do esporte.


Durante a abertura do evento, na noite desta quarta-feira (12), os resultados alcançados pelo comprometimento do prefeito com a questão social no município foram apresentados de forma concreta, mostrando não apenas a recuperação e o encaminhamento desses jovens usuários da assistência social enquanto cidadãos, mas a ascensão profissional que adquiriram.


Representando a secretaria municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Maria Lucia Ribeiro, a sua adjunta Josiane Abadie, durante sua fala, chamou ao palco do Cine Teatro Ney Machado Mesquita, onde se realiza a conferência, vários agentes envolvidos com a assistência social que foram assistidos anteriormente pelos programas, dentre os quais Ludemila dos Santos Almeida, hoje presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.


Ocupando espaços


“Aqui, senhores, estão exemplos de como a assistência social transforma vidas, fruto do nosso trabalho e do comprometimento do prefeito Nelson Cintra e da secretária Maria Lucia com as políticas públicas”, disse Josiane, que, na sua adolescência, também enfrentou a pobreza e situação de risco até ser amparada pelo município. “Hoje estou aqui ocupando meu espaço como cidadã”, frisou ela, que se formou na área (assistência social).


Segundo a secretária-adjunta, o grupo de jovens e adultos que fez questão de apresentar hoje é uma referência enquanto funcionários públicos dentro da rede municipal da assistência social, alguns assistidos desde o primeiro mandato (2005-2008) do prefeito Nelson Cintra, quando os programas de apoio individual e proteção social atenderam mais de dois mil adolescentes.


“A assistência social não acontece apenas com entrega de cesta básica ou benefícios, estamos avançando na recuperação das pessoas enquanto cidadãs, transformando vidas humanas”, realçou Josiane, destacando os investimentos do município no setor. “Nossas ações são abrangentes, vão além do que preconiza o SUAS, temos projetos de música, esporte e dança reconhecidos nacionalmente”, citou.


Compromisso


O primeiro dia da 13ª Conferência Municipal da Assistência Social contou com a presença do prefeito Nelson Cintra, que em sua fala reafirmou o compromisso com as políticas sociais, anunciando a aquisição de mais um veículo para a secretaria sob o comando de sua esposa, Maria Lucia. “Sinto-me realizado, muito feliz, com o trabalho que vocês estão realizando pelos nossos jovens”, disse.


Na abertura do evento se apresentaram o Coral Meninas Cantoras e a Orquestra de Violões, cujos integrantes são jovens assistidos pelos programas sociais do município. Na oportunidade, representando a Câmara Municipal, a vereadora Regina Heyn, elogiou a gestão do prefeito Nelson Cintra por priorizar o social, enquanto a palestrante Marcia Ratti, gestora estadual em políticas sociais, garantiu total apoio do Governo do Estado.