Mais 22 antenas chegarão a cidades que já sofreram muito com falta de internet

Rio Brilhante, Paranaíba e Distrito de Piraputanga ganharão sinal de internet a partir desta semana

Mais 22 antenas chegarão a cidades que já sofreram muito com falta de internet Estrada e serra em Piraputandga, distrito de Aquidauana (Foto: Divulgação: Governo do Estado)

O Governo Federal já levou sinal de internet a 75 dos 79 municípios nos últimos anos, mas finalmente as cidades de Rio Brilhante, Paranaíba e o Distrito de Piraputanga terão antenas para deixar de sofrer com a falta de internet.


Na próxima sexta-feira (21), Rio Brilhante, a 163 quilômetros de Campo Grande, vai inaugurar a antena na Escola Euclides da Cunha, no Distrito Prudêncio de Thomaz. No sábado (22), é a vez da Escola Antônio Santos Ribeiro, em Piraputanga, distrito de Aquidauana, que fica a 135 km da Capital, e no dia 27 uma antena será inaugurada em Paranaíba, distante 422 km de Campo Grande.


Todas fazem parte do programa Wi-fi Brasil do Governo Federal e foram viabilizadas pela senadora Soraya Thronicke (PSL). No total, a parlamentar já conseguiu 29 antenas para municípios de Mato Grosso do Sul.


Dessas, faltam ser entregues essas três e outras 19, cujos locais ainda serão definidos, conforme assessoria da senadora. Nos municípios que custaram a entrar nos planos do programa, só acessava a internet quem podia pagar pelo serviço via rádio ou fibra óptica.


Receberam antenas em 2021 - O primeiro a receber o sinal de internet por meio de emenda da senadora no ano passado foi Caarapó, a 283 km de Campo Grande, onde a antena foi instalada no posto de saúde do Distrito de Cristalina, em março de 2021. Em seguida, a antena foi instalada em Sonora, a 364 km da Capital.


Em Bonito, onde os moradores, empresários e turistas sempre amargaram a falta de sinal, já foram instaladas três antenas.


Na cidade que fica a 257 km da Capital, uma das antenas fica na Gruta do Lago Azul, outra no Balneário Municipal e a terceira na Escola Municipal Rural Osório Jacques, no Assentamento Projeto Guaicurus.


Bodoquena, a 266 km de Campo Grande, recebeu uma antena na Escola Municipal Ataide Sampaio, no Assentamento Sumatra. Jardim, a 233 km da Capital, ganhou uma antena na Escola Municipal Prefeito Estácio Cunha Martins, que fica no distrito de Boqueirão.