Bruna Lombardi diz que chave para felicidade é não se esquecer

Atriz participou de palestra sobre ‘Felicidade’ em evento do Sebrae para mulheres empreendedoras

Bruna Lombardi diz que chave para felicidade é não se esquecer Bruna Lombardi retornou a Campo Grande para falar sobre 'felicidade'. (Foto: Juliano Almeida)

Mais uma vez em Campo Grande, desta vez a atriz, apresentadora e palestrante Bruna Lombardi retornou para falar sobre o tema da “felicidade”. Focando nas mulheres, destacou durante uma hora que a cobrança social é um desafio diário, já que ao precisar cuidar de muitas pessoas e assuntos, o público feminino acaba esquecendo de si, deixando a própria felicidade em segundo plano.


“Vou fazer um pedido: por alguns pequenos segundos, dê a mão para a pessoa que está ao seu lado”. Assim, querendo criar o que ela chamou de “campo magnético”, a apresentadora deu início à sua palestra para o público do ‘Delas Day’, evento promovido pelo Sebrae/MS na noite desta terça-feira (3).


Foram quase 60 minutos com um monólogo sobre a importância do autoconhecimento e, durante esse tempo, poucas foram os momentos em que a palavra ‘felicidade’ apareceu. O motivo veio em sua resposta sobre ela acreditar que o sentimento se reinventa com a passagem da vida no caso das mulheres.


Acho que a felicidade é uma busca constante, mas a vida é que se reinventa. A busca não é a felicidade, mas nossas ações, aquilo que a gente sonha, aquilo que a gente gostaria para si mesmo, para as pessoas que conhecemos, para o seu bairro, sua cidade, seu estado, seu país e para o planeta. Aquilo que você quer e as ações que faz para chegar nisso é o que vai te trazer a felicidade, disse Bruna.


Com isso em mente, o destaque da palestrante é o caminho para aquilo que ela entende como felicidade. E, unindo com o tema do evento, a atriz ainda pontuou que as mulheres precisam entender como escrever suas próprias histórias, apesar das dificuldades que encontram no cotidiano.


“Qualquer uma de nós, se olharmos para onde estávamos, vamos falar que superamos muito e isso já é uma vitória. É infinita a conquista, ela é diária, mas o bom da vida é que ela recomeça todos os dias”, completa a atriz.


Seguindo com essa lógica, Bruna permaneceu na palestra com as ideias de que muito é pedido pela sociedade, mas que é necessária uma seleção feita pelas mulheres. Isso porque, para a apresentadora, os papéis sociais podem atrapalhar o caminho.


“A gente tem tantos papéis na vida que acaba se perdendo dentro deles. Por isso, antes de se perder entre os papéis sociais, você tem que descobrir quem é você para si mesma”, defendeu Lombardi.


E, como consequência, ela acredita que a trajetória da mulher precisa se vincular a um cuidado consigo mesma. “Você tem que descobrir de quais sentimentos você é feita, isso porque o medo não pode ser o nosso senhor. Para vencer isso, a gente precisa da força do autoconhecimento”.


Delas Day


Além da palestra de Bruna Lombardi, o evento do Sebrae/MS também ofereceu um talk show com o tema “Elas fazem história no Mato Grosso do Sul”, em que as painelistas compartilharam experiências tanto no âmbito profissional quanto pessoal.


O grupo que deu início às falas foi composto pela diretora da faculdade Instead Neca Chaves, secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos Patrícia Elias Cozzolino, promotora de justiça do Ministério Público do MS Clarissa Carlotto Torres e pela secretária de Estado da Cidadania Viviane Luiza com mediação da coordenadora do Fórum Permanente pela paridade institucional e política das mulheres Carla Stephanini.


Conforme divulgado pela instituição, o Sebrae Delas atua no acesso a ferramentas de inovação e networking para mulheres. Neste ano, as inscrições para participação já estão abertas e devem ser realizadas através do site ms.sebrae.com.br.


Segundo a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o programa é mais uma forma de mostrar que as mulheres não estão sozinhas. “Quem pretende empreender, consegue obter conhecimento de gestão, além de conhecimento emocional para que se sinta ainda mais confiante em um mercado que ainda é tão hostil para as mulheres”.