Último domingo de maio amanhece com chuva e dia permanece instável em MS

Alerta de perigo de chuva volumosa com raio e rajadas de vento para Campo Grande e outras 44 cidades

Último domingo de maio amanhece com chuva e dia permanece instável em MS Ciclista com capa de chuva para não se molhar na manhã deste domingo, na Avenida Afonso Pena (Foto: Marcos Maluf)

O dia em Campo Grande amanheceu chuvoso com temperatura na casa dos 20.5ºC. As chuvas se espalham neste domingo (28) para praticamente todas as regiões de Mato Grosso do Sul, com exceção da região norte (Coxim, Camapuã) e extremo norte do bolsão (Paranaíba, Três Lagoas).


Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), são esperadas chuvas de intensidade moderada a pontualmente forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.


Para a Capital, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas e temperatura na casa dos 26ºC. Em Dourados e Ponta Porã, as máximas serão de 31ºC, em Mundo Novo 32ºC, em Três Lagoas, Selvíria, Chapadão do Sul, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Bela Vista e São Gabriel do Oeste 33ºC, em Porto Murtinho, Ladário, Sidrolândia e Água Clara 34ºC, em Aquidauana, Coxim e Rio Verde de Mato Grosso 35ºC, em Corumbá e Sonora 36ºC, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).


O instituto reforçou dois avisos de chuvas intensas para Campo Grande e outras 44 cidades do Estado com precipitação de 30 a 100 mm (milímetros) por dia e ventos intensos (de 60 a 100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Chuva continua - Na segunda-feira (29), a chuva deve permanecer mas com menor volume acumulado. No leste do MS (Anaurilândia) não chove, ocorre apenas uma variação de nuvens. Mas na terça-feira (30), a formação de uma área de baixa pressão em baixos níveis da atmosfera vai ajudar a formar nuvens carregadas que colocam novamente a região sob alerta de transtornos.


De acordo com o Climatempo, os temporais devem ser persistentes ao longo do dia e o excesso de chuva pode causar alagamentos. Na quarta-feira (31), a chuva diminui novamente, mas continua ocorrendo em quase todo o Estado, com exceção do leste e norte. Entre os dias 28 e 1º os acumulados devem passar dos 100 milímetros no sul do Estado.


Mais lidas