MS tem recorde na abertura de novos empreendimentos em agosto

Foram 926 empresas abertas no mês passado, número recorde para agosto, desde 2000

MS tem recorde na abertura de novos empreendimentos em agosto  Loja aberta na área central de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Mato Grosso do Sul teve recorde na abertura de empresas para o mês de agosto. Segundo a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) foram 926 novos empreendimentos no mês passado, número recorde desde que os dados começaram a ser contabilizados, em 2000. No montante não está incluso os MEIs (Micro Empreendedor Individual).


O total acumulado de abertura de empresas de janeiro até agosto também é recorde, com 6.610 novos negócios. Em março foi 913; maio (847), junho (909) e julho (938). Esses foram números recordes na série histórica.


Deste total de acumulado, 4.250 utilizaram o sistema de registro automático, sendo 64,32% do total.


O presidente da Jucems, Augusto Castro, cita o desempenho como o principal responsável pelo resultado.


“O desempenho crescente e consistente nas aberturas de empresas são o resultado da confiança dos empreendedores sul-mato-grossenses no ambiente de negócios, proporcionado pelas condições positivas geradas pela base econômica do Estado, que é o agronegócio, e pelo processo de modernização e inovação tecnológica implantado pela Jucems”, afirmou.


Setores – O setor de Serviços corresponde por 67,17% do total das empresas abertas em agosto, registrando 622. O Comércio, com 263 novas firmas, representa 28,4%; e a Indústria 4,43%, com 41 empresas.


Para o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o ambiente favorável na economia é reflexo das medidas adotadas pelo governo do.


“Mato Grosso do Sul tem demonstrado vigor na economia, firmando-se no grupo dos dez melhores estados para investir. Esse ambiente foi construído com ações afirmativas, sinalizando ao empresariado que existe solidez, oportunidades e apoio do poder público para garantir o crescimento sustentável do Estado. A modernização tanto da Junta Comercial quanto dos processos de licenciamento ambiental surpreende de forma positiva os investidores que procuram o Estado”, pontuou.


Abertura de empresas – Segundo o último boletim do Mapa de Empresas, divulgado em agosto pelo Ministério da Economia, o tempo médio para abertura de empresas no Brasil (registro + viabilidade) é de 23 horas.


“Mato Grosso do Sul realiza esse serviço em 22 horas, ou seja, já estamos abaixo da média nacional, e ainda vamos reduzir mais esse tempo com a implantação do projeto Balcão Único”, completou.


Esse projeto consiste em um sistema de entrada única dos empreendimentos considerados de baixo risco de atividade, incluindo o trâmite de abertura e a liberação das licenças municipais e estaduais. O projeto terá início por Campo Grande.


Mais lidas