Exército do Iraque retoma controle de região ao norte de Bagdá

Exército do Iraque retoma controle de região ao norte de Bagdá

O Exército iraquiano retomou o controle de uma região da província de Saladin, ao norte da capital iraquiana Bagdá, que estava sob o domínio do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou nesta quarta-feira o Ministério de Defesa.

"As unidades da 4ª Brigada de Blindados e o Departamento de Luta Antiterrorista conseguiram libertar as zonas de Al Sherkat e Telul al Bash, localizadas no norte de Saladin, do EI ", revelou o órgão por meio de comunicado.

O Ministério explicou que, a partir de agora, as tropas reforçam a proteção da estrada que une a cidade de Biji a Al Sherkat e a parte norte de Al Sherkar por considerar uma rota de abastecimento que ajudará as tropas nas próximas campanhas contra o EI. O comunicado informa ainda que os soldados mataram um grande número de terroristas.

O EI foi expulso de grandes áreas de Saladin há um ano e meio, mas continua tendo presença no norte dessa província e atacando forças iraquianas e civis.

Libertação - No último final de semana, forças iraquianas anunciaram que a cidade de Fallujah, primeira grande cidade capturada pelo EI, em 2014, está "totalmente liberada" de militantes do grupo jihadista. A operação militar que resultou na retomada da cidade durou mais de um mês.

Após recapturar o centro de Fallujah, em meados de junho, os soldados iraquianos entraram no domingo, dia 26, no bairro de al-Julan, a última área de Fallujah que seguia ob controle do EI, segundo o chefe das forças de contraterrorismo na operação, o tenente-general Abdul-Wahab Al-Saadi.

*Com EFE