Saiba quem são as celebridades citadas nos "Panama Papers"

Saiba quem são as celebridades citadas nos "Panama Papers"

Um vazamento de documentos, publicado neste domingo, expôs ativos financeiros de presidentes e personalidades mundiais em paraíso fiscais - uma lista que inclui o entorno do presidente russo, Vladimir Putin, o chefe de Estado argentino, Mauricio Macri, além de ídolos como Lionel Messi e Michel Platini, com implicações em escândalos como o investigado pela Operação Lava Jato.

A investigação, denominada Panama Papers, se baseou no vazamento de dados do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca e na análise de 11,5 milhões de documentos por 370 jornalistas de mais de cem jornais em 70 países de todo o mundo sobre 140 autoridades políticas e personalidades internacionais.

Segundo a página na internet do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), um coletivo de jornalistas investigativos que revelou múltiplos escândalos, doze chefes de Estado ou de governo em exercício e que já deixaram os postos são citados. Confira abaixo algumas das celebridades citadas.

alx_barcelona-real-madrid-camp-nou-20160402-06_original

Lionel Messi, jogador de futebol


O astro argentino e seu pai e agente, Jorge, são donos da Mega Star Enterprises Inc, uma empresa registrada no Panamá que poderia estar sendo usada para burlar o fisco espanhol. Na Espanha, Lionel e Jorge são acusados de sonegar 4,16 milhões de euros procedentes de direitos de imagem do craque, entre 2007 e 2009, e podem ser condenados a até 22 meses de prisão.

jackie-original

Jackie Chan, ator


O ator nascido em Hong Kong, estrela de vários sucessos de Hollywood, é dono de pelo menos seis empresas localizadas em paraísos fiscais.

pedro-almodovar-los-angeles-20111108-original

Pedro Almodóvar, diretor de cinema


O cineasta espanhol e seu irmão, Augustín, são sócios da A Glen Valley Corporation, uma empresa registada em 1991 nas Ilhas Virgens Britânicas, um conhecido paraíso fiscal.

alx_platini-euro-2015_original

Michel Platini, ex-jogador e ex-presidente da Uefa


O francês usou os serviços da Mossack Fonseca para gerir uma empresa criada em 2007 no Panamá, um paraíso fiscal.

alx_lista-corrupcao-mundo-09012014-008_original

Ivan Zamorano, ex-jogador de futebol


O ex-centroavante do Real Madrid e da seleção chilena teve uma empresa nas Ilhas Virgens Britânicas, paraíso fiscal famoso por sediar firmas de fachada — usadas para sonegar impostos ou lavar dinheiro.

alx_lista-corrupcao-mundo-01272015-009_original

Amitabh Bachchan, ator indiano


Conhecido como “Big B”, Amitabh Bachchan é um dos maiores astros de Bollywood, a milionária indústria de cinema indiana. Ele é dono de pelo menos quatro empresas em paraísos fiscais.

 

 

 

 

Mais lidas