Até robô fundado por Elon Musk ‘gosta’ de tereré e defende a Capital

Ferramenta funciona como um chat e tem chamado atenção tanto de empresas quanto dos usuários de redes sociais

Até robô fundado por Elon Musk ‘gosta’ de tereré e defende a Capital Usando Inteligência Artificial, o Chat GPT está disponível em português. (Foto: Aletheya Alves)

Quem gosta de acompanhar as notícias sobre avanços na tecnologia já deve ter ouvido falar sobre o ChatGPT, o robô virtual fundado por Elon Musk e Sam Altman. Usando de Inteligência Artificial, o chat produz respostas personalizadas e, aproveitando o acesso aberto, o Lado B entrevistou a ferramenta sobre temas relacionados a Campo Grande.


Nos últimos meses, a ferramenta que funciona como um chat foi liberada para acesso ao público e tem chamado atenção pela capacidade de gerar textos em vários estilos, respondendo desde perguntas simples até criando textos logos sobre o tema solicitado.


Para exemplificar o modo com que o chat responde, perguntamos ao chat desde sobre seu funcionamento próprio até se o tereré é uma bebida gostosa. Isso porque para funcionar, a ferramenta acessa uma grande quantidade de dados, faz uma seleção e emite a resposta.


Inicialmente, questionada sobre Campo Grande e Mato Grosso do Sul, o ChatGPT emite informações gerais sobre os dois locais de forma resumida. Já entrando em questões mais específicas, como se o tereré é uma bebida gostosa, a informação entregue em dois parágrafos foi de que “é uma bebida muito refrescante e agradável, especialmente em dias quentes, e é comumente consumido em grupos de amigos ou familiares”.


Além da resposta específica, a ferramenta também incluiu a forma com que o tereré é preparado e outras tradições e costumes que são presentes no Estado. “[...] incluindo a música regional, como a "guarânia" e o "chamamé", a culinária típica, com pratos como o "arroz carreteiro" e o "dobradinha", e também a tradição gaúcha, influenciada pela proximidade com o estado do Rio Grande do Sul”.


Entrando na área de sabores típicos, perguntamos se há quem não goste de sobá por aqui. Sem emitir a certeza como foi no caso do tereré, a resposta é de que “embora o sobá seja um prato bastante popular em Campo Grande e em outras regiões do Mato Grosso do Sul, é possível que haja pessoas que não apreciem o sabor ou a textura do prato”.


Além de perguntas gerais, as perguntas específicas também são respondidas de formas complexas, apontando até sugestões. Por exemplo, informamos que artistas de fora, se lembra da Pipoquinha?, disseram que não havia nada para fazer em Campo Grande e questionamos se isso era verdade.


Defendendo a Capital, o ChatGPT não só desmentiu essa informação como deu algumas ideias possíveis sobre o que fazer.


“A cidade tem muitos parques e áreas verdes, como o Parque das Nações Indígenas, o Parque Estadual do Prosa e o Parque Sóter, que são excelentes locais para caminhadas, corridas, piqueniques e outras atividades ao ar livre. Além disso, a cidade conta com um centro histórico bem conservado, onde é possível encontrar igrejas, museus e outros pontos turísticos interessantes”, disse em resposta.


Seguindo com a programação, o chat ainda pontuou a questão geográfica. “Além disso, a cidade está localizada em uma região estratégica do Brasil, o que a torna um excelente ponto de partida para explorar outras regiões do Mato Grosso do Sul, como a região de Bonito, a Serra da Bodoquena e a cidade de Corumbá, bem como para visitar outras cidades próximas, como a capital do estado vizinho, Cuiabá.”


Os temas a serem explorados são os mais variados, então aproveitamos para questionar sobre a arquitetura da cidade e qual seria a rua mais bonita de Campo Grande.


“Embora haja muitas ruas bonitas em Campo Grande, a Rua 14 de Julho é considerada por muitos como a mais bonita e charmosa da cidade. A 14 de Julho é uma das principais ruas do centro histórico de Campo Grande e abriga muitas lojas, bares, restaurantes, teatros e outros pontos turísticos interessantes”, foi indicado pelo chat.


Além disso, personagens históricos também podem ser conhecidos através da ferramenta. Para verificarmos a apuração regional, perguntamos sobre quem foi Tia Eva e a resposta também se assemelhou a um resumo produzido por humanos na Wikipédia.


“Eva Maria de Jesus, conhecida como "Tia Eva", foi uma importante personalidade da cultura afro-brasileira em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Nascida em 1927, em Cuiabá, Mato Grosso, mudou-se para Campo Grande na década de 1950”, informou como parte da resposta.


E até mesmo mensagem presonalizada é possível de solicitar, como fizemos pedindo um texto aos leitores do Lado B.


O que é o ChatGPT


Além de responder a perguntas externas, a ferramenta também cria respostas sobre si mesma. Então, para explicar o que o ChatGPT é perguntamos durante a entrevista.


“Eu sou um programa de computador conhecido como modelo de linguagem, especificamente um modelo de linguagem natural treinado pela OpenAI. Meu objetivo é responder a perguntas e fornecer informações úteis aos usuários que interagem comigo”.


Em relação ao processo de aprendizagem, a ferramenta construiu um texto dizendo que acessa “um grande volume de informações de diferentes fontes disponíveis na internet. Isso inclui textos, artigos, livros, revistas, jornais, vídeos e áudios em diversos idiomas. Para responder às perguntas dos usuários, procuro selecionar as informações mais relevantes e confiáveis disponíveis em fontes confiáveis. Além disso, tento garantir que as informações que forneço sejam precisas, atualizadas e objetivas, evitando preconceitos e opiniões pessoais”.


Como Acessar


Para acessar o chat e fazer seus próprios testes, basta entrar no link https://chat.openai.com/chat e criar uma conta. A plataforma aparece em inglês, mas ao enviar as perguntas na barra de chat as respostas são emitidas em português.


Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).