Trump diz que Navalny foi “corajoso”, mas não deveria ter voltado à Rússia

"Navalny é uma situação muito triste e ele é muito corajoso, ele foi um cara muito corajoso porque voltou. Ele poderia ter ficado longe", disse ex-presidente

26/01/2024REUTERS/Eduardo Munoz Trump diz que Navalny foi “corajoso”, mas não deveria ter voltado à Rússia Ex-presidente dos EUA, Donald Trump, deixa a Trump Tower em Nova York

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta terça-feira (21), que Alexei Navalny era “um homem muito corajoso” e que provavelmente não deveria ter retornado à Rússia, sem atribuir qualquer culpa pela morte inesperada do líder da oposição russa.


O presidente democrata Joe Biden e outros líderes ocidentais culparam o presidente russo Vladimir Putin pela morte de Navalny, assim como Nikki Haley, que está muito atrás de Trump como única rival remanescente na disputa republicana pela candidatura presidencial.


“Navalny é uma situação muito triste e ele é muito corajoso, ele foi um cara muito corajoso porque voltou. Ele poderia ter ficado longe”, disse Trump durante uma entrevista à Fox News no estado da Carolina do Sul.


“E, francamente, ele provavelmente teria ficado muito melhor se tivesse ficado longe e conversado de fora do país, em vez de ter que voltar, porque as pessoas pensaram que isso poderia acontecer e aconteceu”, acrescentou.


O Kremlin negou envolvimento na morte de Navalny e disse que as alegações ocidentais de que Putin foi o responsável são inaceitáveis.


Trump – que expressou admiração por Putin durante o seu mandato na Casa Branca entre 2017 e 2021, e depois – continuou a comparar-se a Navalny, o que implica que ambos enfrentaram processos por motivação política.


“Isso também está acontecendo em nosso país”, disse Trump . “Estamos nos transformando em um país comunista de muitas maneiras. E se você olhar para isso, sou o principal candidato. Sou indiciado.”


No domingo, Trump escreveu em um post do Truth Social (sua rede social) que a morte de Navalny o tornou “mais consciente do que está acontecendo” nos Estados Unidos.


Trump não deu mais detalhes, mas frequentemente rejeitou as 91 acusações criminais contra ele como tendo motivação política, uma afirmação que os promotores negam.


Biden criticou contundentemente de Trump a morte de Navalny, dizendo: “Por que Trump sempre culpa a América? Putin é responsável pela morte de Navalny. Por que Trump não pode simplesmente dizer isso?”