Vietnã fecha aeroportos e impõe toque de recolher com aproximação do tufão Noru

Velocidade do vento pode chegar a 183 quilômetros por hora na noite desta terça-feira (27) no país, de acordo com a agência meteorológica

Zoom Earth/Reprodução Vietnã fecha aeroportos e impõe toque de recolher com aproximação do tufão Noru Imagem de satélite do supertufão Noru

O Vietnã fechou aeroportos, anunciou toques de recolher e pediu a retirada de milhares de pessoas nesta terça-feira (27), enquanto o tufão Noru se intensificava em direção ao país, dois dias depois de causar pelo menos oito mortes e inundações generalizadas nas Filipinas.


Centenas de voos no Vietnã foram cancelados e milhares de pessoas começaram a deixar suas casas nas províncias centrais, em antecipação a uma das tempestades mais poderosas a atingir o país em 20 anos.


A velocidade do vento pode chegar a 183 quilômetros por hora na noite de terça-feira, disse a agência meteorológica, acrescentando que Noru deve chegar à terra na quarta-feira (28) antes de enfraquecer e seguir para a Tailândia.


Cerca de 270 mil militares foram colocados de prontidão no Vietnã, enquanto o primeiro-ministro Pham Minh Chinh instou as autoridades a acelerar os preparativos.


“Não temos muito tempo. A tempestade está se intensificando, então nossas respostas devem ser mais fortes e rápidas”, disse ele em uma reunião de emergência na terça-feira.


“A evacuação deve ser feita o mais rápido possível, com as principais prioridades sendo a vida e os bens das pessoas”.


Espera-se que as províncias centrais de Quang Ngai, onde está localizada uma grande refinaria de petróleo, e Quang Nam, que abriga o Patrimônio Mundial de Hoi An, sejam as mais atingidas.


Imagens da televisão estatal mostraram pessoas fortificando suas casas com tijolos e sacos de areia na província de Quang Nam, onde um toque de recolher foi imposto e mais de 133 mil moradores foram forçados a deixar suas casas.


Os governos locais ordenaram toques de recolher também nas cidades turísticas populares de Danang e Hue.


As autoridades estavam correndo para proteger as áreas de cultivo de café do país ao Norte da região do Planalto Central antes da chegada do tufão que a agência meteorológica disse estar causando ventos de 134 km/h a 149 km/h na terça-feira.


“A tempestade é tão forte que começamos a sentir o impacto mesmo quando ainda não atingiu a terra firme”, disse Mai Van Khiem, chefe da agência meteorológica do Vietnã, acrescentando que o momento mais perigoso seria um período de 10 a 12 horas na terça-feira.


Noru foi a tempestade mais forte a atingir as Filipinas este ano e matou pelo menos oito pessoas quando atingiu o continente na noite de domingo (25), inundando terras agrícolas e comunidades e danificando cerca de 1,29 bilhão de pesos filipinos (US$ 21,82 milhões) em plantações, principalmente arroz.


Imagens de uma emissora local mostraram a polícia cortando árvores caídas que bloqueavam estradas na província de Quezon, e moradores separando destroços com as mãos.


Cerca de 46 mil pessoas estavam abrigadas em centros de evacuação na terça-feira e muitas outras ficaram sem eletricidade, disse a agência de desastres.


(Edição de Kanupriya Kapoor, Ana Nicolaci da Costa e Martin Petty)