Volodymyr Groysman é o novo primeiro-ministro da Ucrânia

Volodymyr Groysman é o novo primeiro-ministro da Ucrânia

O Parlamento ucraniano aprovou nesta quinta-feira o nome de Volodymyr Groysman como novo primeiro-ministro, que terá como objetivo acabar com a crise provocada pelo conflito com os separatistas pró-Rússia do leste do país. No total, 257 deputados votaram a favor da resolução - 31 votos a mais do mínimo necessários para a aprovação - que confirma a nomeação de Groysman, um aliado fiel do presidente Petro Poroshenko.

Aos 38 anos, Groysman torna-se o mais jovem primeiro-ministro da história do país. Ele prometeu "acelerar as reformas europeias" e lutar contra a corrupção, que considera uma das principais "ameaças" para a Ucrânia.

"Entendo as ameaças diante de nós. Em particular, gostaria de destacar três ameaças: corrupção, governança ineficaz e populismo, tão ruim quanto os inimigos no leste da Ucrânia", disse, em referência aos separatistas pró-Rússia. "Vou mostrar o que liderar um país realmente significa".

Groysman, que era líder do Parlamento ucraniano, substitui Arseniy Yatsenyuk, que renunciou na semana passada em meio a críticas pela lentidão das reformas e vários casos de corrupção. Yatsenyuk enfrentava uma onda de pressão por parte de todos os membros da coalizão parlamentar que apoiava seu governo, incluindo o próprio presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, e da formação política que leva seu nome.

(Fonte: Veja.com)