Análise: Lula enfrenta dificuldades dentro do eleitorado que sempre o apoiou

Presidente tenta melhorar sua popularidade em que enfrenta resistências, como evangélicos e o agronegócio

Análise: Lula enfrenta dificuldades dentro do eleitorado que sempre o apoiou Análise: Lula enfrenta dificuldades dentro do eleitorado que sempre o apoiou

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta melhorar sua popularidade e adentrar em setores do eleitorado onde enfrenta resistências. Exemplo: evangélicos e agronegócio.


O que o presidente não contava, provavelmente, era com o aumento da pressão vinda de grupos tidos como “petistas raiz”.


O sentimento em movimentos sociais e entidades de classe, no entanto, é de que o Palácio do Planalto virou o olho para a “grama do vizinho” e esqueceu do próprio jardim.


Nos últimos dias, vieram, em alto e bom som, cobranças sobre a decisão do governo de não fazer referência ao marco de 60 anos da ditadura militar, além de diversas cobranças e ameaças de greve por parte dos servidores públicos federais.


Logo em seguida, veio o chamado Abril Vermelho, quando tradicionalmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aumenta as invasões na luta pela reforma agrária como forma de protesto.


Para este ano, o Palácio do Planalto prometeu um pacote de medidas antes das manifestações. Três datas chegaram a ser marcadas. Mas todas acabaram adiadas.


Agora, a promessa é que os detalhes do pacote sejam anunciados na segunda-feira (15). A aposta é que isso evite que aconteça como em 2023, quando uma série de invasões de terras levou a Câmara a criar a CPI do MST.


Há, entretanto, uma ala de aliados do governo que entende no projeto um afago mais ao agro do que aos movimentos sociais.


Alguns interlocutores que participaram da campanha em 2022 entendem que as ações do governo parecem uma tentativa de “calar” grupos que sempre foram ligados ao PT e ajudaram a colocar Lula novamente no comando do país.


Nesta última semana, o Palácio do Planalto também tentou acalmar os ânimos dos servidores públicos federais e não conseguiu. Em reunião extraordinária da mesa de negociação salarial – que representa cerca de 40 entidades do funcionalismo federal – até mesmo uma espécie de “ameaça” aconteceu.


O governo federal tentou condicionar a negociação de reajuste aos servidores federais a não realização de greve por parte das categorias.


Depois da bronca, o Planalto teve que voltar atrás e ainda prometer, por meio da ministra de Gestão, Esther Dweck, que irá conceder 19% de reajuste aos servidores ao longo dos quatro anos de mandato de Lula.


Na lista das reclamações de que aparece também a tentativa de ajudar na luta por moradia as associações, povos indígenas e quilombolas.


Isso porque, nesta semana, o governo lançou o Minha Casa, Minha Vida Entidades. O objetivo do programa é oferecer moradia para a população urbana organizada.


No entanto, como o anúncio veio junto com o Minha Casa, Minha Vida Rural, o entendimento foi que, ao ser dividido, esse braço do Minha Casa Minha Vida reduziu o montante que iria para os movimentos sociais para mais uma vez agradar um eleitorado que não está com Lula: os agricultores.


Mais lidas