Após chegar a 51 prefeitos, PSDB filia favoritos em pesquisas de outros partidos para manter hegemonia

Após chegar a 51 prefeitos, PSDB filia favoritos em pesquisas de outros partidos para manter hegemonia

O PSDB pretende lançar candidatos em mais de 50 municípios de Mato Grosso do Sul. A meta é manter o número de prefeituras conquistadas nos últimos meses, quando o partido saiu de 37, eleitos em 2020, para os 51 atuais.


Com o governo nas mãos, o partido conseguiu atrair o maior número de prefeitos, de olho na reeleição. Já nos municípios onde os prefeitos não têm mais possibilidade de reeleição, por já estarem no segundo mandato, o partido investe em líderes de pesquisas de outros partidos.


Nesta semana, o partido filiou o presidente da Câmara de Jaraguari, Claudião, que pertencia ao PSD. Ele lidera pesquisa de intenção de voto divulgada até o momento para a prefeitura do Município.


A história se repete em vários outros municípios, com destaque para Aquidauana e Ladário, onde filiou Mauro do Atlântico e Munir Sadaq, ambos do MDB. De olho nos números, o partido age de maneira pragmática, priorizando a conquista de cadeiras.


Em Dourados, por exemplo, o PSDB tinha três pré-candidatos do partido: os deputados Geraldo Resende, Lia Nogueira e Zé Teixeira. Entretanto, de olho em pesquisas, decidiu filiar Marçal Filho novamente ao partido.


São raros os casos onde o PSDB abrirá mão de candidatura própria para abrir espaço a  um aliado. Corumbá é um dos raros exemplos. Lá o partido apoiará Dr. Gabriel, que terá como vice a ex-deputada federal Bia Cavassa, do PSDB.


Com o olho nas pesquisas e comandando 51 prefeituras, o PSDB dificilmente deve perder o posto de partido com o maior número de prefeituras em Mato Grosso do Sul, visto que além de filiar favoritos, ainda será o partido com o maior número de candidatos nos 79 municípios. O PT, por exemplo, priorizará apenas 15 municípios. Já o PL, por enquanto, tem pré-candidatos em apenas 12.


Mais lidas