Azambuja se reúne com cúpula do partido e participa de lançamento de plataforma

Em meio a crise nacional que a legenda enfrenta, ex-governador se reúne com caciques em Brasília (DF)

Azambuja se reúne com cúpula do partido e participa de lançamento de plataforma Ex-goverandor Reinaldo Azambuja (PSDB), presidente do PSDB em Mato Grosso do Sul, sentado no receptivo do governo do Estado, no Parque do Prosa (Foto: Instagram)

Ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente regional do PSDB, estará em Brasília (DF) nesta quarta-feira (17) quinta-feira (18) para participar de reuniões da Executiva Nacional do partido.


Amanhã ocorre o lançamento da plataforma ‘Farol da Oposição’, do Instituto Teotônio Vilela, ligado a legenda. A ferramenta digital será usada para municiar os filiados e autoridades contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


O assunto central na estreia será a Petrobras, estatal que é pivô de uma crise no Executivo. O material será veiculado nas redes sociais do PSDB e compartilhado por WhatsApp a militantes, contendo dados e argumentos contra o governo federal.


Para as próximas semanas temas como segurança pública, com destaque a situação na Bahia, estado comandado pelo PT, e viagens de Lula ao exterior já estão em fase de produção. As produções vão lincar as práticas políticas atuais com as que marcaram escândalos anteriores, nas gestões petistas.


O objetivo é tentar dar ao PSDB uma imagem de alternativa de oposição, sendo crítico ao governo Lula e ao mesmo tempo sem o radicalismo do bolsonarismo. Uma espécie de ‘meio-termo’ para acabar com a polarização que ainda existe.


A medida surge em meio a crise nacional do partido que elegeu apenas 13 deputados federais em 2022, além dos governadores de Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Diferente da hegemonia conquistada por Reinaldo Azambuja no Estado, o partido perdeu todos os oito vereadores que tinha em São Paulo, cidade que foi berço do PSDB e que foi governada por tucanos por 27 anos.


A ideia é dar a ‘receita’ sul-mato-grossense para as eleições de 2024. Diferente de Mato Grosso do Sul que já tem nome de deputado federal Beto Pereira como pré-candidato a prefeito de Campo Grande, o PSDB não terá nomes para disputar em 12 capitais.