Em viagem aos Emirados Árabes, Lula discutirá políticas para a COP-28

Presidente brasileiro também deve se reunir com dois fundos soberanos em busca de recursos para infraestrutura

Mariana Greif/Reuters Em viagem aos Emirados Árabes, Lula discutirá políticas para a COP-28 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Após viagem à China, no próximo final de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve desembarcar nos Emirados Árabes, onde cumprirá agenda de reuniões no dia 31 de março.


A agenda do petista em Abu Dhabi incluirá encontros com os organizadores da COP-28, que neste ano será sediada em Dubai, e com fundos soberanos de investimento.


O convite para que o presidente brasileiro visite os Emirados Árabes partiu do país do Oriente Médio e deve ocorrer durante o Ramadã, mês de jejum da comunidade islâmica.


A diplomacia brasileira chegou a avaliar se não seria desrespeitoso promover encontros políticos durante o mês de orações, mas houve insistência pela visita por parte de diplomatas dos Emirados Árabes.


Na visita, Lula deve discutir a pauta ambiental brasileira, como políticas de preservação da Floresta Amazônica e a atração de recurso para o Fundo Amazônia.


O governo brasileiro também deve se reunir com gestores dos fundos soberanos Mubadala Investment Company e Abu Dhabi Investiment Authority.


O objetivo é tentar captar recursos para investimentos na infraestrutura brasileira, sobretudo em empreendimentos no esforço de retomada da economia brasileira.


A viagem de Lula à China não incluirá na comitiva oficial apenas congressistas da base aliada.


O Palácio do Planalto também convidou parlamentares de partidos não afinados ao governo petista.


Uma comitiva de empresários brasileiros também deve integrar a viagem.


Mais lidas