Lula pede a ministros para não lavarem 'roupa suja' em público

Lula pede a ministros para não lavarem 'roupa suja' em público Lula após encontrar com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, no Palácio do Planalto, em Brasília, em 9 de maio de 2023 — Foto: REUTERS/Adriano Machado/File Photo

Em reunião de equipe, o presidente Lula pediu a seus ministros para lavarem "roupa suja" dentro de casa e pararem com os ataques públicos entre colegas.


O petista lembrou que esse tipo de embate só traz mais desgaste ao governo, gerando a imagem de uma crise permanente na Esplanada dos Ministérios.


Segundo assessores, Lula fez questão de fazer a reprimenda em sua equipe porque avaliou que, na última semana, as críticas públicas entre ministros atingiram um patamar muito negativo.


O presidente disse, de forma muito direta, que não quer embates da equipe em público e que está aberto a receber ministros no Palácio do Planalto para debater as divergências.

Lula, por sinal, não gostou nem um pouco das críticas feitas a ele pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que em entrevista cobrou abertamente do presidente um esforço maior para evitar o esvaziamento de sua pasta.


Segundo assessores, Lula avaliou que as críticas públicas da ministra a ele se devem à sua inexperiência no posto, mas que elas não podem se repetir.


O presidente também não gostou do embate entre os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a do Meio Ambiente, Marina Silva, em torno da licença para pesquisa de petróleo na bacia da foz do Amazonas.


Os dois trocaram farpas em entrevistas durante a semana passada e Lula acabou pedindo a seu ministro da Casa Civil, Rui Costa, que reunisse os ministros para "lavar a roupa suja" dentro do Palácio do Planalto.


Mais lidas