Posses e eleição da Mesa Diretora agitaram a primeira semana legislativa de MS

Cerimônias e declarações marcaram os primeiros dias legislativos de MS

Posses e eleição da Mesa Diretora agitaram a primeira semana legislativa de MS Deputados e deputadas em foto oficial da 12ª Legislatura. (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

A semana foi marcada pelo início do ano legislativo e as cerimônias das posses. A eleição da Mesa Diretora da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) agitou o cenário político de Mato Grosso do Sul.

O deputado estadual Gerson Claro (PP) foi eleito presidente da Alems com 23 votos. “Serei conduzido pelos conselhos do bom senso e do diálogo propositivo e das visitas, buscando principalmente o apoio na experiência do deputado Londres Machado”, disse.

Também foram eleitos Renato Câmara para 1º vice-presidente (24 votos), Zé Teixeira para 2º vice-presidente (24 votos), Mara Caseiro para 3ª vice-presidente (24 votos), Paulo Correa para 1º secretário (19 votos), Pedro Kemp para 2º secretário (16 votos) e Lucas Lima para 3º secretário (24 votos).

 

Ainda na quarta-feira (1), o deputado estadual Coronel David (PL) afirmou que deve compor um bloco G-9 ou G-10. Sobre sua participação na corrida pela segunda secretaria, disse que a candidatura foi “forte e desafiou a incredulidade de alguns”.

Pedro Caravina tomou posse junto com os parlamentares e se licenciou do mandato para seguir no primeiro escalão na Secretaria do Governo de MS. Assim, João César Mattogrosso foi empossado deputado estadual durante cerimônia na Alems.

Primeira sessão

Durante a primeira sessão legislativa, o governador Eduardo Riedel (PSDB) garantiu que o municipalismo seguirá forte em MS. Além disso, afirmou que a escolha de líder do Governo na Alems ficará para próxima semana. Contudo, disse que o escolhido pode não ser do PSDB.

 

Nesta cerimônia, deputados representaram as principais bancadas partidárias para discursar sobre as expectativas para o mandato. Alguns utilizaram a palavra para falar individualmente. Como Zeca do PT, que começou o ano afirmando que irá tentar uma CPI dos Povos Indígenas, restaurante e até reforma no regimento interno da Alems.

Contudo, a fala sobre o restaurante do Legislativo atingiu o deputado Zé Teixeira (PSDB). “A questão do restaurante tem prós e contras. Ficou parecendo na colocação do zeca, mas nós não esquecemos dos funcionários desta Casa”, disse durante a quinta-feira (2).

Câmara de Campo Grande e Deputados

Os vereadores Ademir Santana (PSDB) e Luiza Ribeiro (PT) foram empossados na manhã da quarta-feira (1º), na Câmara dos Vereadores de Campo Grande, às vésperas do início do ano no legislativo municipal.

 

Durante a primeira sessão, com cerimônia especial na quinta-feira (2), o presidente Carlos Augusto Borges (PSB) disse que a Casa tem duas prioridades. "Temos pressa em resolver o transporte e professores, a Câmara vai atuar nesse sentido para não ter greve", afirmou o vereador.

Já em Brasília, oito deputados federais de MS tomaram posse em 1º de fevereiro na Câmara dos Deputados. Entre os parlamentares, quatro foram eleitos e quatro foram reeleitos nas eleições de 2022.

Ao lado de 26 parlamentares eleitos em outros estados, Tereza Cristina foi empossada senadora por MS em Brasília. Então, os deputados e senadores do Estado definiram Vander Loubet como o novo coordenador da bancada federal de MS no Congresso Nacional.

Posses do TRE-MS e TJMS

Os desembargadores Julizar Barbosa Trindade e Paschoal Carmello Leandro são os novos presidente e vice-presidente, respectivamente, do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) para o biênio 2023/2025. A votação e posse ocorreu na segunda-feira (30), de forma presencial.

Tomaram posse na quarta-feira (1) integrantes da nova administração do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Os três desembargadores irão atuar como o primeiro escalão do Poder Judiciário do Estado.

A partir da posse, o desembargador Sérgio Fernandes Martins se torna presidente do Tribunal de Justiça de MS. O presidente do TJMS quebrou o protocolo para homenagear o pai, que ocupava o mesmo cargo há 40 anos. “Permito-me quebrar o protocolo para chamar o meu pai, Sérgio Martins Sobrinho, para integrar a Mesa Diretora, em que presidiu em 1983 até 1986”.

Assim, o desembargador Dorival Renato Pavan responde pela Vice-Presidência. Por fim, o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho é o novo corregedor-geral de Justiça do Estado.