Presidente do TRE-MS oficializa pedido de apoio do Exército ao CMO durante eleições

Militares vão atuar nas cidades da fronteira com o Paraguai

Presidente do TRE-MS oficializa pedido de apoio do Exército ao CMO durante eleições Sede do TRE-MS no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

O desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), se reuniu com chefes do CMO (Comando Militar do Oeste) para oficializar o pedido de apoio do Exército para garantir a segurança durante as eleições gerais de 2022. A requisição foi enviada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em agosto, sendo aprovada na semana passada.


Participaram do encontro o general de brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, chefe do CCOp (Centro de Coordenação de Operações) do CMO; general de brigada Valério Luiz Lange, chefe da Seção de Assuntos Civis do CCOp/CMO; e o tenente-coronel Rodrigo Tavares Ferreira, chefe da Seção de Operações e Planejamento do CCOp/CMO.


Carmello Leandro entregou ao general Ribeiro Cacho a relação dos juízes eleitorais a quem as tropas deverão se apresentar, assim como a lista de locais de votação e a cópia da decisão do TSE.


 


Além da Operação Garantia da Votação e Apuração, os militares vão ainda prestar apoio logístico, auxiliando no transporte de cargas e pessoas para atender as aldeias indígenas Alves de Barros e São João, no município de Porto Murtinho.


TRE pediu apoio do Exército na fronteira


Na semana passada, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, autorizou o envio das Forças Armadas para cidades de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com o Paraguai. No total, 561 municípios em 11 estados terão reforço na segurança.


O pedido foi feito pelo TRE em agosto. Os militares deverão atuar em Amambai, Paranhos, Bela Vista, Caracol, Ponta Porã, Antônio João, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Caarapó.