PSDB larga na frente e já tem maioria dos partidos com tempo na propaganda

Partido só não fechou com uma sigla que não anunciou candidatura

PSDB larga na frente e já tem maioria dos partidos com tempo na propaganda

O PSDB saiu na frente dos demais concorrentes e já tem garantindo, praticamente, a metade dos partidos com tempo na propaganda política para a eleição de outubro em Campo Grande. O partido, que tem como pré-candidato o deputado federal Beto Pereira, já conquistou a maioria dos partidos que não terão candidato próprio e tempo na televisão.


O PSDB já tem o apoio declarado do PSD, Podemos, Republicanos e expectativa de aliança com o PSB, que confirma apoio, oficialmente, nesta semana. Os cinco partidos terão um tempo razoável na propaganda política. Este tempo é dividido de acordo com o número de deputados federais eleitos ou votos conquistados pelas siglas.


A cláusula de barreira, imposta na última mudança na legislação eleitoral, levou vários partidos a perderem tempo e recurso do fundo partidário. A nova regra definiu que os partidos precisariam eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos 9 unidades da Federação; ou obter no mínimo, 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos 9 unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.


Terminada a eleição, apenas 12 dos 28 partidos atingiram a cláusula  e terão tempo na propaganda gratuita: PT/PCdoB/PV; PSDB/Cidadania; Psol/Rede; MDB; PDT; PL; Podemos; PP; PSB; PSD; Republicanos e União Brasil.


Dos doze partidos ou federações que terão tempo, cinco estão com o candidato do governo (PSD, Podemos, Republicanos, PSB e PSDB). PSOL/Rede não definiu destino, e os demais trabalham por candidatura própria em Campo Grande. É o caso do PT, com Camila Jara; MDB, com André Puccinelli; PDT, com Lucas de Lima; PL, com Rafael Tavares; e União Brasil, com Rose Modesto.


Os 16 partidos que não conquistaram a cláusula continuam existindo, mas não recebem mais recurso público. Por esse motivo, alguns partidos fizeram fusão. Caso do PTB e Patriota, que formaram o PRD. O partido terá o vereador Professor André como candidato.


Formação de chapas


Com os partidos já alinhados, o grupo tucano ajuda a organizar a chapa de vereadores dos aliados. Foi assim, por exemplo, que remanejaram o vereador Gilmar da Cruz do Republicanos para o PSD. Na transferência, o vereador deixou clara a articulação envolvendo o PSDB.


Na semana passada, nova mudança, com o dedo tucano. Embora não declare apoio ainda, o Republicanos caminha com o PSDB na Capital. Sidneia Tobias, que está no grupo tucano e com cargo no governo, se filiou ao Republicanos, com a participação de Gustavo Pereira, irmão do pré-candidato Beto Pereira.


O PSB anuncia, ainda nesta semana, o apoio ao PSDB, após uma reunião de lideranças do grupo com Beto Pereira e Reinaldo Azambuja, onde fecharam uma aliança para a eleição de outubro.