Riedel e Contar disputam hoje 1,9 milhão de eleitores

De baixas pontuações em pesquisas de intenção de voto para governador, agora ambos se enfrentam no 2º turno

Riedel e Contar disputam hoje 1,9 milhão de eleitores

Das mais baixas pontuações em pesquisas de intenção de voto para governador de Mato Grosso do Sul em agosto, quando as análises passaram a contar com o nome de todos os concorrentes ao cargo, Eduardo Riedel (PSDB) e Renan Contar (PRTB) chegaram quase "de surpresa" ao segundo turno e, neste domingo, vão disputar os 1.996.510 votos de eleitores sul-matogrossenses.


O Campo Grande News contratou pesquisas junto ao Instituto Novo Ibrape e na primeira delas, em 5 de agosto, Riedel aparecia em terceiro lugar e Contar em quinto. Em seguida, Riedel já aparecia como segundo colocado, em 22 de agosto, e Contar se mantinha em quinto, mas com percentual dois pontos acima da análise anterior.


Ambos cresceram ao longo dos meses eleitorais e Riedel se consolidou em segundo lugar na apuração divulgada em 22 de setembro e Contar se mantinha em quinto. Na última pesquisa do Novo Ibrape antes das eleições, em 29 de setembro, Riedel se mantinha em segundo e Contar já aparecia em quarto, mostrando que, às portas da eleição de 2 de outubro, crescia.


O resultado se consolidou com 384.275 (26,71%) dos votos para capitão Contar e 361.981 (25,16%) para Eduardo Riedel. Na data, 1.555.149 de eleitores compareceram às urnas e houve 440.783 abstenções, o que corresponde a 22,08% da população apta a votar.


Nas pesquisas de segundo turno, Riedel tem se mantido em primeiro lugar, com 51%, 51,3% e 52,4% das intenções de voto e Contar com 49%, 48,7% e 47,6% respectivamente.


Vida pública – Eduardo Riedel atua junto ao Governo de Mato Grosso do Sul desde o primeiro mandato de Reinaldo Azambuja (PSDB), em 2015, a princípio como Secretário de Governo, mas assumiu a pasta de obras e infraestrutura em fevereiro de 2021.


No período de pandemia, entre 2020 e o começo deste ano, ficou à frente do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), que norteou as ações do Estado quanto à doença. Nas eleições deste ano, entretanto, é a primeira vez que ele concorre a um cargo eletivo.


Contar, por sua vez, aparece na vida pública nas eleições de 2018, quando recebeu 78.390 votos válidos, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na época, foi o candidato mais votado, ainda pelo PSL (Partido Social Liberal).


De lá para cá apresentou projetos como instalar câmeras de segurança nas escolas estaduais e gestão das escolas compartilhada com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e ainda, o de proibir danças “obscenas” também nas escolas. Ele também é responsável pela CPI da Energisa na Assembleia Legislativa, que visa determinar se existe ou não irregularidades nos relógios que medem o consumo de energia dos consumidores.