Dourados inicia aplicação de segunda dose contra covid-19 em crianças de 3 e 4 anos

Atendimento acontece em todas as unidades de saúde da cidade

Dourados inicia aplicação de segunda dose contra covid-19 em crianças de 3 e 4 anos Prefeitura quer agilizar esquema vacinal em crianças (Foto: Midiamax/Arquivo)

A vacinação contra a covid-19 segue em todas as UBSs (Unidades Básica de Saúde de Dourados) e também no PAM (Pronto Atendimento Médico) para todas as idades. A partir desta quarta-feira (17), começa a ser disponibilizada a segunda dose para crianças de 3 e 4 anos.

O objetivo agora, de acordo com o Núcleo de Imunização, é melhorar o índice do esquema vacinal de crianças, que passaram a receber a primeira dose desde o dia 19 de julho. O intervalo entre as duas doses é de, no mínimo, 28 dias.

De acordo com Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização, a segunda dose é fundamental para manter as crianças protegidas contra a covid-19. “Essa dose completa o esquema vacinal e é de fundamental importância para a sua eficácia. Ou seja, em caso de contato com coronavírus, a doença não evolui para um quadro de maior gravidade”, explica.

Os pais ou responsáveis devem levar o Cartão SUS e a Caderneta Vacinal da criança na UBS do seu bairro. Se os pais ainda não levaram os filhos para tomar a primeira dose, devem fazê-lo o mais rápido possível e sem receio.

“As vacinas são seguras, todas elas, inclusive a da covid-19. A Anvisa só libera vacinas após diversos testes, comprovando que são seguras e eficazes. Não deixem seus filhos expostos a doenças que tenham proteção”, explica Edvan.

Mais lidas