Feriado no meio da semana vira apenas um dia de folga

Feriado no meio da semana vira apenas um dia de folga Banho de cachoeira na Estancia Mimosa, em Bonito, uma boa dica para viajar no feriadão de outubro sem sair de Mato Grosso do Sul - Foto: Márcio Cabral/Reprodução

Se o feriado da Independência, na próxima quarta-feira, 7, será do tipo que não haverá muito o que fazer, por cair em um meio de semana, os viajantes sul-mato-grossenses não terão do que reclamar no feriadão de outubro com o dia da criação de Mato Grosso do Sul na terça-feira, 11, e o dia da padroeira do Brasil na quarta-feira, 12. Serão pelo menos cinco dias para você se planejar, considerando a emenda da segunda-feira com o sábado e domingo mais a terça e quarta-feira.


Se a intenção é não sair de Mato Grosso do Sul, uma boa dica pode ser a Estância Mimosa Ecoturismo, uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), distante 24 km em relação ao centro de Bonito, um dos destinos turísticos mais conhecidos e mais visitados na região da Serra da Bodoquena, a 297 km de Campo Grande.


A Estância Mimosa encanta pela natureza exuberante, os 2,8 km de trilhas, 9 cachoeiras e uma imensa diversidade de animais silvestres. São várias atividades em um só destino, como passeios de trilhas, banhos de cachoeiras de águas cristalinas e contemplação de animais silvestres em 272 hectares de belezas naturais às margens do Rio Mimoso.


São mais de 250 espécies de aves catalogadas. No passeio você tem a oportunidade de avistar uma grande variedade de animais silvestres, desde macaco prego, anta, tamanduá, quati, capivara e veado, além de aves como o udu-de-coroa-azul, considerada ave símbolo de Bonito, tiriba-fogo, pipira-vermelha, rapazinho-do-chaco, pica-pau-louro, jaó, aracuã, sanã-parda e joão-pinto.


O passeio ainda inclui almoço a base de comida regional preparada em fogão à lenha. “Mais que um passeio, a Estância Mimosa é um lugar multiplicador de boas práticas sócio ambientais que contribui para que Mato Grosso do Sul e o Brasil seja cada vez mais um destino de turismo sustentável”, disse Simone Spengler Coelho, diretora do atrativo.


O acesso para a propriedade é pela rodovia MS-178 que liga Bonito ao município de Bodoquena. Informações sobre valores dos pacotes e agendamentos de visitas somente nas agências de turismo da região de Bonito e Jardim. O pacote inclui seguro de acidentes pessoais vigente durante o passeio, guia credenciado pelo atrativo e colete salva-vidas. O passeio de trilha e cachoeiras são realizados por grupos de no máximo 12 pessoas.