Veja dicas sobre o seguro-viagem, antes de fazer a mala

Veja dicas sobre o seguro-viagem, antes de fazer a mala Entenda porque o seguro-viagem é importante e como contratar um bom seguro na sua próxima viagem pelo Brasil ou para o exterior - Foto: Reprodução

O final de ano está chegando. Se vai viajar de férias, seja no Brasil ou para o exterior, não esqueça de incluir o seguro-viagem no seu planejamento. É um item nem sempre lembrado, normalmente visto como despesa a mais entre tantas, e no máximo nos preocupamos quando a viagem é para o exterior por ser obrigatório em muitos países, ainda mais com a Covid-19 insistindo em nos ameaçar.


Por exemplo, se o seu destino nestas férias for a Europa, saiba que os 26 países europeus do “Tratado de Schengen” exigem a contratação de um seguro viagem para turistas no valor mínimo de 30 mil euros. O turista vai pagar de acordo com o total de dias de permanência, algo em torno de R$ 9 a R$ 25 por dia, valor normalmente cobrado por seguro em viagens internacionais.


Em viagens dentro do Brasil o seguro não é obrigatório, porém, é também altamente recomendado. Afinal, os perrengues que podem ocorrer no exterior são igualmente possíveis de você ter que enfrentá-los dentro do país. Por exemplo, o seguro em viagens nacionais normalmente cobre gastos médicos e hospitalares, além de assistências como extravio de bagagem, cancelamento de voo e outros serviços durante a viagem em território brasileiro.


Portanto, se vai viajar nestas férias de verão é melhor não esquecer do seguro viagem. É importante a garantia de proteção para as situações inesperadas quando estamos longe de casa. Basta usar suas ferramentas de buscas preferidas para localizar os melhores preços não apenas de passagem, hospedagem, passeios e pontos turísticos, mas também do seguro viagem.


As agências de turismo também podem ser opção para a compra do seguro, e alguns agentes sugerem empresas e até modalidades, mas isso não é uma regra. É possível conseguir um bom seguro na própria bandeira do cartão de crédito usado para comprar a passagem aérea. Antes de fechar a contratação do seguro viagem, consulte a operadora do seu cartão de crédito. Veja abaixo outras dicas importantes sobre a contratação do seguro viagem:


1 – Tenha o máximo de atenção na cobertura que o plano oferece, porque existem no mercado os mais variados planos e cada qual com suas propostas, as mais simples e as mais completas.


2 – Não esquecer de nenhuma informação importante, como o seu período de viagem e suas atividades turísticas, se precisa de cobertura para algum objeto, computador, máquina fotográfica, celular etc. Para evitar surpresas desagradáveis na hora da necessidade, tudo tem que estar informado e especificado com exatidão.


3 – É fundamental levar cópia da apólice e os dados de contato da sua seguradora sempre à mão, ou seja, em lugar que possa encontrar com facilidade. Estamos na era da Internet e recusamos o uso de papéis, o que é louvável, afinal devemos cuidar do meio ambiente, mas é bom se prevenir também para o caso de não ter wifi, por exemplo, no momento do atendimento.


4 – Atente para a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem. O seguro reembolsa as despesas do viajante, que paga as contas do próprio bolso e depois submete notas fiscais e laudos médicos à seguradora, enquanto que a assistência recomenda que o viajante faça uma triagem por telefone para depois decidir o que fazer, se envia um médico ou encaminha o cliente para um hospital credenciado. Você pode optar pelos dois modelos juntos.


- Outra forma de garantir uma viagem sem imprevistos é ficar atento às vacinas necessárias de acordo com seu destino. O ideal é que a pessoa mantenha sempre a carteira de vacinação em dia, em conformidade com o calendário brasileiro de imunização. Esteja certo de que irá precisar do seu comprovante de vacinação contra a Covid-19. É possível conseguir o documento no Conecte SUS, plataforma criada a partir de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde. E o bom é que você consegue emitir o certificado em português, inglês e espanhol.