Do Pantanal ao Jalapão, as opções de safáris no Brasil

Do Pantanal ao Jalapão, as opções de safáris no Brasil Safári para observação de onça-pintada no Pantanal, uma boa dica para os turistas apaixonados por observar animais selvagens - Foto: Reprodução

Safári, expedição para observação de animais selvagens em seu habitat natural. No Brasil, quando pensamos em viajar para fazer um safari, sempre lembramos da África do Sul, Quênia, Botsuana e outros países africanos, mas o nosso país também oferta grandes oportunidades para os viajantes apaixonados por safaris, afirma um estudo do Ministério do Turismo.


“Muito mais do que desbravar as riquezas naturais e a fauna de um país, os safaris têm potencializado e diversificado as oportunidades do turismo ao redor do mundo. No Brasil, ao contrário do que muitos imaginam, também é possível desfrutar dessa aventura”, diz nota do MinTur.


O Pantanal de Mato Grosso do Sul foi o ponto de partida do estudo sobre a nossa oferta de safaris, com suas fazendas que misturam a pecuária com o ecoturismo e que já ofertam essa modalidade de turismo aos seus visitantes. Cita como exemplos o Refúgio Ecológico Caiman/Onçafari e a Fazenda San Francisco, duas propriedades localizadas na zona rural do município de Miranda, a 200 km de Campo Grande.


São fazendas que se tornaram destinos turísticos para observação de onças-pintadas, inclusive com opção de hospedagens. Ambas já há algum tempo aceitam hóspedes do mundo todo, tanto para pernoitarem quanto para apenas passarem o dia em suas dependências. Na San Francisco é possível curtir safári fotográfico fluvial em passeio de chalana.


No Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, os visitantes podem aproveitar um pouco mais das belezas naturais do local em veículos equipados com mirantes que possibilitam a observação ao ar livre. O lugar oferece passeios no parque e entorno, com atrativos como dunas, cachoeiras e o cânion encantado.


Os turistas podem ainda conhecer os povoados locais, como o Mumbuca, responsáveis pela produção de artesanato em capim dourado. Isso sem falar nas atividades radicais que a experiência oferece: canoagem no Rio Novo Tocantins e trekking na Serra do Espírito Santo.


E que tal fazer um “Safari” de praias? Na cidade de Bombinhas, Santa Catarina, é possível! O passeio compreende sete praias do município, entre elas a Praia de Bombinhas, a de Quatro Ilhas, de Mariscal, Canto Grande e a de Zimbros. Além desses atrativos, os turistas conhecerão mirantes, vila de pescadores, parada para banho e passarão pelos melhores pontos turísticos para tirar fotos. Um passeio imperdível para toda a família.


E por falar em passeio imperdível, Minas Gerais tem o Parque Nacional da Serra da Canastra que vale a pena conferir. Com aproximadamente 70 mil hectares de cerrado, o turista pode avistar animais silvestres. A programação oferta também uma passagem pela Nascente do Rio São Francisco, Cachoeira Casca D´anta parte alta, Mirante parte alta, Poço dos Rolinhos, Cachoeira rasga canga e Curral de Pedras, lindas paisagens por todos os lados.