No fim da próxima semana, dia 20 a 22 de julho, o sul-mato-grossense poderá tirar novamente os casacos do armário. Frio intenso pode retornar ao Estado e temperaturas vão atingir 5°C, com sensação térmica de 0°C. A estimativa é do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec) e temperaturas podem atingir recordes da última semana.
A tendência é de chuva apenas nas regiões sudoeste e sul do Estado, devido a chegada da frente fria. Já em Campo Grande e nas demais áreas, as chuvas devem aparecer apenas no dia 29 de julho.
Neste domingo (15) a previsão é de que as temperaturas continuem elevadas até o fim do dia, com umidade relativa do ar baixa nas horas mais quentes e sem expectativa de chuva.
A semana começa com uma segunda-feira (16) de massa de ar seca e o tempo firme em todas as áreas do Estado. A umidade relativa do ar continua baixa, atingindo 20% a 70%.
Na terça (17) as temperaturas continuam elevadas e umidade relativa do ar seguem os números da segunda-feira.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com temperaturas altas e névoa seca, a inalação de poluentes se intensifica e por esse motivo é necessário maior cuidado com as mucosas ressecadas que resultam em infecções.Já no Pantanal, em que a nebulosidade e a umidade estarão maiores, a umidade não fica tão baixa.
O cuidado deverá ser redobrado também em relação as queimadas, devido a falta de umidade, a vegetação atinge stress hídrico, tornando a vegetação mais suscetível.
*Correio do Estado
Mín. 21° Máx. 25°