A princesinha do sul, como é conhecida a cidade de Aquidauna, distante a 140 quilômetros da Capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, completa, nesta quarta-feira, 126 anos de emancipação político-administrativa. As comemorações começaram no último dia 2 e se estendem até o dia 25 de agosto.
Na manhã de hoje foi realizado um desfile cívico, escolar e militar e à tarde haverá inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Antônio de Arruda Sampaio na Vila Pinheiro. Na quinta-feira haverá concurso artístico e literário. No sábado tem casamento comunitário e no domingo um almoço festivo para celebrar a data. A programação completa pode ser conferida clicando aqui: http://www.aquidauana.ms.gov.br/anexos/programacao-126anos.pdf
História
Fundada em 15 de agosto de 1892, as margens do rio Moboteteu, atual Rio Aquidauana, foi implantada por comitiva composta pelo major Teodoro Rondon e pelos coronéis João d’Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa e Manuel Antônio Paes de Barros, além de fazendeiros e moradores da Vila de Miranda. Teodoro Rondon também foi o primeiro professor da primeira escola da cidade, criada em 1894.
O novo povoado nasceu em razão da Guerra do Paraguai e seus primeiros moradores foram os soldados imperiais. Com a chegada dos trilhos da ferrovia, Aquidauana iniciou um acelerado processo de desenvolvimento. Aquidauana também foi o primeiro município do antigo Mato Grosso a ter serviço de energia elétrica, inaugurado em maio de 1928, além do primeiro cinema com tela panorâmica. Em 1948 tornou-se cidade e, em 1977, o município passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 36°