A Prefeitura de Campo Grande vai gastar R$ 694.563,19 na iluminação natalina para este ano. O pregão eletrônico do tipo menor preço global foi aberto na quarta-feira e as propostas serão recebidas no dia 12 de setembro, para contratação de empresa que implante a iluminação natalina e forneça os materiais para o município, além de retirar toda a decoração posteriormente.
Os ornamentos serão instalados em seis rotatórias, dois entroncamentos, cinco canteiros, entre eles o do Distrito de Anhanduí, ao longo das avenidas Afonso Pena, Mato Grosso e Duque de Caxias, além da Lagoa Itatiaia, da praça do Distrito de Rochedinho, o Paço Municipal, do jardim da Esplanada Ferroviária e da Cidade do Natal.
As rotatórias escolhidas para receber a ornamentação são as das avenidas Nelly Martins (Via Parque) com a Mato Grosso; Gury Marques com Dr. Olavo Vilella de Andrade; Eduardo Elias Zahran com Rua Joaquim Murtinho; Duque de Caxias com Amaro Castro Lima; Mato Grosso com Hiroshima (na entrada do Parque dos Poderes); e Guaicurus com Rua Lagoa da Prata. Os entroncamentos selecionados foram os das avenidas Euler de Azevedo com Presidente Vargas e da Capital com Coronel Antonino, na saída para Cuiabá (MT).
Já os canteiros previstos são da Avenida Gury Marques em frente à rodoviária; no Distrito de Anahanduí, em frente à Escola Municipal Izauro Bento; Avenida Ministro João Arinos com a Rua da Carioca, na saída para Três Lagoas; e nos cruzamentos das avenidas Senador Filinto Müller com Senador Antônio Mendes, próximo ao Lago do Amor, e Lúdio Martins Coelho com Petrópolis.
A Avenida Afonso Pena será a única totalmente decorada na Capital. As luzes serão instaladas a partir da Avenida Joaquim Dornelas até a Avenida do Poeta, na entrada do Parque dos Poderes. Na Avenida Mato Grosso, os enfeites serão colocados entre as avenidas Calógeras e Nelly Martins, e na Avenida Duque de Caxias será da Avenida Murilo Rolim Júnior – na frente do Aeroporto Internacional – à Rua General Nepomuceno Costa.
A previsão é de que os enfeites disponibilizados sejam estrelas gigantes, árvores, arabescos, luzes em árvores e postes e ainda dois projetos próprios para o jardim da casa da Esplanada – no cruzamento das avenidas Mato Grosso e Calógeras – e na sede administrativa da prefeitura, na Avenida Afonso Pena. As luzes devem ser acesas no dia 4 de dezembro e o desligamento está marcado para o dia 6 de janeiro de 2019.
A desmontagem de todo o material também deverá ser feita pela empresa vencedora até o dia 27 de janeiro do próximo ano, ou seja, o prazo é de 21 dias corridos. O titular da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov), Antônio Cézar Lacerda, informou que, mesmo com os custos da decoração bancados pela prefeitura, a administração municipal continua a buscar “empresas parceiras” para que outras áreas da cidade recebam as luzes de Natal.
“Vamos repetir praticamente a mesma coisa do ano passado, procurando vários empresários locais parceiros. Falamos com a Plaenge, Energisa, Bradesco, Águas Guariroba, Solurb, Comper, praticamente todos e estamos tendo respostas positivas”. A intenção é adquirir a iluminação antecipadamente, para diminuir custos.
“É pra não ficar naquele preço de fim de ano. Além disso, quando entramos, não tinha nada de decoração e, no último momento, arrumamos, mas pouco do que temos poderá ser aproveitado”, disse Lacerda.
No ano passado, o pagamento dos enfeites gerou polêmica, primeiro por ter sido informado que a compra dos itens foi feita em São Paulo, o que na verdade não aconteceu, e depois por ter sido anunciado que o recurso – na época R$ 147.898,40 – seria custeado pelos mesmos “parceiros”, mas acabou saindo dos cofres municipais.
*Coreio do Estado
Mín. 23° Máx. 36°