O Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Jardim e de Bodoquena lançam nos dias 18 e 20 de setembro, respectivamente, às 19 horas, para toda a população, o programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo promover o desenvolvimento local, por meio de um trabalho conjunto para identificar e atuar com foco em eixos estratégicos da economia para o crescimento.
O programa tem duração de 20 meses e está dividido em oito eixos que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
“Incluir o empreendedorismo na pauta e nos serviços oferecidos à população, e investir para que novos empreendimentos surjam significa economia para os cofres públicos. Além disso, comprar de empresas locais e da agricultura familiar promove ganho de qualidade de vida e geração de renda”, destaca Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae em MS.
O evento de lançamento em Jardim contará com a palestra “Rede de Cooperação para o Desenvolvimento – A experiência do Cariri Paraibano”, que será ministrada por Arnaldo Júnior, ex-prefeito de Cabaceiras (PE), consultor do Sebrae e especialista em gestão pública.
[caption id="attachment_63360" align="alignnone" width="810"] Em Bodoquena, o lançamento do programa Cidade Empreendedora acontece na Câmara de Vereadores (Foto: Silvio Assunção)[/caption]
Já Bodoquena, recebe a palestra “Cidades Inteligentes, Humanas & Criativas”, realizada por Cláudio Nascimento, vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.
No dia seguinte de cada evento, acontece a Oficina Mapa de Oportunidades, que definirá os pontos fortes e fracos dos municípios, e as oportunidades e ameaças existentes para o desenvolvimento local. As vagas são limitadas e a capacitação é aberta a qualquer cidadão que desejar integrar essa dinâmica.
Segundo Guilherme Alves Monteiro, prefeito de Jardim, o programa Cidade Empreendedora servirá como incentivo para trabalhar em conjunto com a comunidade, tornando o município mais atrativo para investimentos. “Temos o objetivo de ampliar a qualidade na prestação de produtos e serviços, melhorar as condições atuais, a capacitação profissional, e com isso aumentar as oportunidades de emprego e renda da população”, afirma.
Para Kazuto Horii, prefeito de Bodoquena, a cidade ainda é jovem e, com o programa, espera-se que ela cresça e se desenvolva com organização e profissionalismo, principalmente em relação à agricultura familiar. “Queremos que nossos cidadãos sintam-se cada vez mais valorizados. Vamos tornar o município um polo de referência focado no desenvolvimento da agricultura e fazer este setor ser foco para o ecoturismo”, ressalta.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.
Serviço
Cidade Empreendedora em Jardim
Lançamento
Data: 18 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Centro de Convenções Osvaldo Fernandes Monteiro (Rua Duque, 1894)
Mais informações: (67) 3209-2509 ou pelo e-mail governo@jardim.ms.gov.br
Oficina Mapa de Oportunidades
Data: 19 de setembro
Horário: das 14 às 18 horas
Local: Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Rua Tenente Ari Rodrigues, 516)
Cidade Empreendedora em Bodoquena
Lançamento
Data: 20 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Câmara de Vereadores (Rua Três Lagoas, 632)
Mais informações: (67) 3268-1104 ou pelo e-mail imprensa@bodoquena.ms.gov.br
Oficina Mapa de Oportunidade
Data: 21 de setembro
Horário: das 14 às 18 horas
Local: Centro de Convenções Mario Brother (Rua Kadiweu, 861)
Mín. 23° Máx. 36°