Primeiro dia do plantão do Programa de Pagamento Incentivado (PPI) impulsionou a arrecadação para os cofres públicos e em duas horas aproximadamente 500 devedores passaram pela Central do IPTU. Hoje e amanhã (30) são os últimos dias para aproveitar o desconto de 90% em renegociações. Neste sábado (29) metade das pessoas esperadas já haviam negociado suas dívidas.
Segundo a Chefe de Divisão de Arrecadação da Prefeitura, Djanira Magalhães, o objetivo é que passem pelo primeiro dia de plantão em torno de 1 mil cidadãos. "Até agora [10h] já passaram 500 pessoas, o horário que mais teve gente foi quando nós começamos o atendimento", disse.
Uma das que chegou logo cedo para quitar seus débitos foi a dona de casa Maria José Vidaurre, de 59 anos. "Estava devendo IPTU desde 2013, finalmente consegui pagar", revelou. Para ela, o atendimento estava ágil. "Nem esperei muito aqui', finalizou.
De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamentos (Sefin), Pedro Pedrossian Neto, R$ 10 mil já haviam sido arrecados pelo Executivo Municipal, nos 22 dias de programa, referentes a parcelas atrasadas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Ontem (28), 2 mil pessoas conseguiram ser atendidas.
O atendimento está sendo feito na Central do IPTU, localizada na Rua Arthur Jorge, n.500, Centro e vai até às 16h. No domingo, novamento a central abrirá às 8h e fechará às 16h. A partir de segunda-feira (1), o desconto cai para 85% até o dia 31 de outubro, data final do Refis.
Para aderir ao Refis, o contribuinte deverá solicitar a emissão do Documento de Arrecadação Municipal – Guia DAM com o benefício concedido para pagamento à vista, ou parcelado, na Central de Atendimento. É necessário, também, levar os documentos pessoais, se a dívida está em seu nome, ou uma procuração, se está em nome de terceiro.
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 36°