Campo Grande e outras dez cidades de Mato Grosso do Sul tiveram nível de chuva acima do previsto pela meteorologia para o mês de setembro. É o que apontou dados dados do meteorologista Natálio Abrahão, divulgados nesta segunda-feira (1). E segundo a previsão, a expectativa é de novas pancadas e frente fria em todo o Estado a partir já desta terça-feira (2).
Na Capital, a quantidade de chuva atingiu 94,4 mm, índice 27,74% a mais que o esperado inicialmente, de 73,9 mm.
Segundo os dados, Bonito, São Gabriel do Oeste e Dourados registraram as maiores médias pluviométricas do último mês, passando o dobro do esperado, com 200%, 227% e 210% a mais de chuvas, respectivamente.
Ainda de acordo com Abrahão, Água Clara, Bela Vista, Nhumirim, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Selviria, e Dois Irmãos do Buriti foram os outros municípios da lista que registraram mais de 100% do esperado para todo o mês.
Em São Gabriel do Oeste o esperado era de 64,4 mm, mas choveu 204,2 mm. Já em Dourados, o índice de 230,8 mm fui muito além do esperado, de 109,9 mm.
A média para Mato Grosso do Sul foi de 141,8 mm, mas era esperado 87,8 mm. Em compensação, segundo os números, em cerca de 18% dos municípios as chuvas ficaram abaixo do que era esperado.
A previsão para esta terça-feira (2) é de chuvas fortes no extremo sul do Estado, com trovoadas e rajadas de ventos entre Amambaí e Sete Quedas, Eldorado, Mundo Novo e Paranhos.
Em Campo Grande, Dourados, Maracaju e Ponta Porã pancadas de chuva ocorrem no fim da tarde. Na Capital, a temperatura mínima é de 21°C e a máxima de 31°C, com expectativa de queda na quarta (3).
*Correio do Estado
Mín. 23° Máx. 36°