O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) participou, na manhã desta terça-feira, 6, de uma sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos trinta anos da Constituição de 1988. Em um breve discurso, ele pregou a união dos poderes e prometeu adotar a Constituição como “único norte” na condução do Executivo pelos próximos quatro anos.
“Na topografia existem três nortes: o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Mas na democracia, só um norte, que é o da nossa Constituição”, disse Bolsonaro. “A união de nós, que no momento estamos ocupando cargos-chave na República, pode sim mudar o destino dessa grande nação”, completou.
Além de Bolsonaro, falaram durante o encontro o presidente Michel Temer (MDB), os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
Cotado para se reeleger para o comando da Câmara, Maia acenou ao presidente eleito, dizendo que Constituições “mudam para permanecer” e que a brasileira precisa, entre outras coisas, de emendas em relação ao sistema previdenciário e às políticas de segurança pública, pautas defendidas por Bolsonaro.
Mín. 16° Máx. 29°