A câmara Municipal de Porto Murtinho realiza na terça-feira 21, a sua primeira sessão ordinária deste ano, sob a presidência do vereador Rodrigo Froés Acosta (PSD). A reunião terá inicio as nove horas da manhã no plenário “Vereador Elizio Ramires Vieira”.
Esta sessão marcará o inicio das atividades do Poder Legislativo, uma vez que durante o mês de janeiro e parte de fevereiro os atuais vereadores permaneceram em periodo de recesso parlamentar.
Será a primeira sessão ordinária com a nova formação da Mesa Diretora e com os novos vereadores eleitos em 2016. A nova Mesa Diretora já comandou por duas vezes sessões solenes, uma na posse e a outra na abertura dos trabalhos. A partir de agora os vereadores começam a debater em reuniões ordinárias as indicações, proposições, projetos de leis de autoria do Executivo ou do Legislativo e reivindicações de interesse da coletividade.
A Mesa Diretora tem como Presidente Rodrigo Froés (PSD), vice-presidente Edicarlos Oliveira (PSDB) e a primeira secretária Zilda Duré (DEM).
Abaixo reproduzimos as falas dos vereadores na ocasião da abertura dos trabalhos Legislativo ocorrido no dia 14 de fevereiro em sessão solene.
Fátima vidotte
A vereadora que já exerceu o cargo de primeira dama e secretária de Assistência Social na gestão do ex-prefeito Abel Proença e Flávio Queiróz, ela falou da importância de uma administração de mais praticidade do que de teoria, segundo ela, a população está cansadas de promessas vãs que de projetos mirabolantes não leva a nada. “vamos esquecer o passado e pensar no futuro, vamos andar para frente e não para trás”, pontuou Vidotte.
Flávio Abreu
O jovem vereador Flávio Abreu em seu discurso pontuou que o caminho a seguir para alcançar objetivo concreto de progresso e sem dúvida é o caminho do diálogo que o prefeito Derlei vem mantendo com todos os vereadores. “Unidos somos mais fortes para reivindicar junto à autoridades estaduais e federais”, a preocupação segundo ele, é com essa comunidade desempregada e sem renda. Finalizou dizendo que fará o possível para juntos com o prefeito e de seus pares solicitar emendas parlamentares que possa beneficiar Murtinho.
Maria Donizete
A vereadora petista, ela que é oriunda da base do ex-prefeito Heitor Miranda, parabenizou a atitude do prefeito Derlei pela iniciativa de dialogar com os vereadores sem olhar a cor da bandeira partidária, mas sim olhar pelo povo. Mas ela declarou na tribuna que não vai deixar de exercer seu papel de parlamentar que é fiscalizar, reivindicar e propor benefícios para o povo dentro da legalidade. Por ultimo ela diz é murtinhense e tudo que vem em prol da comunidade ela será a favor.
Miltinho Abrão
Para o vereador do PMDB, o diálogo com o executivo é importante, já é um grande passo, ele se prontificou de levar aos parlamentares federais, senador Moka e Simone Tabet e ao deputado federal Marun projetos do executivo para viabilizar recursos de fundos perdidos e de emendas parlamentar que seu partido tem em cota. “Se o executivo elaborar projeto que precisam de recursos sou voluntário a correr atrás dos parlamentares do meu partido a enviar recursos para tal”, diz Abrão.
Marciana Britos
A vereadora e professora do município Marciana Britos mostrou preocupação com todo o segmento da sociedade murtinhense, seguindo ela, o povo escolheu os onze vereadores, prefeito e vice-prefeita para resolver questões cruciam como suprir a falta de emprego e renda seja ela na zona rural ou urbana. Ela declarou ser parceiras da administração municipal para resolver essas questões que preocupa a comunidade, mas que não vai deixar de cumprir sua missão de parlamentar que é fiscalizar e reivindicar. Ela sublinhou que vai reivindicar melhores condições de trabalho dos professores da zona rural e dos indígenas.
Sergio Bacha
O experiente parlamentar de cinco mandatos intercalados hoje pertence às fileiras do PDT se colocou a disposição de acionar os parlamentares federais e estaduais para trazer emendas individuais que pode ser investidos em locais estratégicos para a comunidade murtinhense. Lembrou que o poder executivo executa e o poder legislativo legisla, reivindica e fiscaliza. Lembrou do cumprimento rigoroso da Lei de Responsabilidade fiscal – LRF – que veio moralizar as administrações municipais, estaduais e federais. Elogiou a atitude do prefeito Derlei de chamar os vereadores para o diálogo franco para traçar o caminho do desenvolvimento. “Entrei na política para lutar pelo meu povo e vou ajudar o político que somar nesse objetivo”, diz Bacha.
Sonia Ferreira
A parlamentar tucana iniciou sua fala elogiando a gestão de Derlei Delevatti que esta atacando os problemas em todos os setores, desde que assumiu o comando do município vem intensificando os trabalhos na Infraestrutura, Assistência social, Saúde e Educação. Na saúde ela elogiou a estensão de atendimento no Posto Central, demonstrou preocupação de oportunizar trabalhos aos jovens murtinhenses e geração de empregos aos pais de família do município. Ela não se cansará de lutar para transformar Murtinho em dias melhores para o seu povo. O diálogo que o prefeito vem mantendo com os parlamentares e sociedade é muito importante para estreitar laços nas duas vertentes.
Zilda Duré
A jovem parlamentar de primeiro mandato e atual primeira secretária da Mesa Diretora diz que a atual administração nesses 45 dias já mudou a cada da cidade com trabalhos prioritários como ação da limpeza pública e pintura em fachadas de prédios e praças. “Nesses poucos dias de gestão a gente já vê a realidade para melhor e por isso não poderia nunca deixar de apoiar uma administração que preza pela legalidade do dinheiro público”, diz Duré.
Edicarlos Oliveira
O vereador tucano de três mandatos usou a tribuna para pontuar alguma ação como parlamentar nesses oito anos. Falou do combate no campo político e administrativo nas gestões passadas, fazendo criticas construtivas em relação da aplicação do dinheiro público como no transporte e merenda escolar Muitas vezes foi mal interpretado por fiscalizar com rigor, mas que ele fez seu papel de parlamentar. Sempre prezou pela reivindicação em favor dos moradores da zona rural que são menos protegidas do que a urbana, mas que hoje confia na administração de Derlei para sanar essas deficiências de prestação de serviços públicos à comunidade. Solicitou ao prefeito olhar com carinho para a área rural que segundo ele, vem a produção para o município e para o estado, onde se gera emprego e renda e muitas vezes esquecidos pelas autoridades públicas.
Rodrigo Froés
Em seu pronunciamento o presidente do Legislativo, Rodrigo Froés (PSD), destacou a importância da participação da comunidade nas sessões ordinárias durante a semana, segundo ele, a participação maciça da sociedade civil demonstrará o quanto a população está preocupada com o desenvolvimento do município e nada mais justo que as pessoas procurem seus vereadores para reivindicar e sugerir melhorias para os bairros e apontar deficiência no setor público que presta serviço para a comunidade.
Froés destacou ainda a necessidade do poder legislativo investir na estrutura física da Câmara para abrigar com mais conforto os vereadores e servidores para prestarem serviço de respeito e de qualidade para os munícipes. Por último, se colocou à disposição dos vereadores e do executivo e salientou da importância da transparência no poder público da aplicação dos recursos oriundos dos contribuintes.
[gallery columns="4" link="file" size="full" ids="47479,47480,47481,47482,47483,47484,47485,47486,47487,47488,47489"]
*Toninho Ruiz
Mín. 22° Máx. 37°