A profª Drª Silvana Silva, pesquisadora e professora adjunta da área de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, irá proferir a palestra “O homem na língua: perspectivas antropológicas da enunciação para o ensino da escrita”, no dia 15 de março, a partir das 19 horas e 30min, no Auditório da UEMS – Unidade de Jardim, para diferentes públicos, uma vez que a temática é de interesse aos professores da rede pública, privada que atuam na educação básica e demais pesquisadores.
O evento científico é aberto, gratuito, e configura-se enquanto uma das ações, pedagógica e científica, previstas no Plano Estratégico do Curso de Letras para melhoria dos índices de avaliação do Curso da UEMS. A palestra busca ampliar questões e apontar algumas respostas para o ensino de língua portuguesa, principalmente, para a leitura e a escrita, pelo viés da Linguística da Enunciação, à luz do pensamento de Émile Benveniste e demais estudiosos da linguagem. Outro ponto importante está no fato de que a UEMS e a UFRGS têm provido continuamente diálogos, em torno da capacitação e do fortalecimento das linhas de pesquisa, discussões essas que reconhecem o diálogo entre diferentes pesquisadores e linhas teóricas.
A realização do evento na UEMS – Unidade de Jardim tem o apoio financeiro da FUNDECT de Mato Grosso do Sul, por meio do Edital UEMS?Fundect 025?2015, Apoio à Graduação, Fundect 160?2016, SIAFEM 26096. Além deste apoio financeiro, a Instituição tem ligações diretas com a aquisição de obras na área da Linguística e da Literatura, materiais para os Laboratórios de uso para Geografia e Letras e a participação de pesquisadores em eventos científicos.
Dados da Professora
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduada em Letras, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (2002), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestre em Teorias do Texto e do Discurso/Estudos da Linguagem (2005) e Doutora em Estudos da Linguagem (2013), cujo trabalho enfatiza a relação interdisciplinar entre a Linguística da Enunciação e uma perspectiva antropológica de linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
É coautora da obra Enunciação e Gramática (2008), colaboradora do Dicionário de Linguística da Enunciação (2009) e organizadora da coletânea Atualidade dos Estudos Enunciativos (2016). Pesquisa os seguintes temas: Teoria da Enunciação de Émile Benveniste; educação linguística; história das ideias linguísticas. (FONTE – PLATAFORMA LATTES – resumo da autora)
Mín. 22° Máx. 37°