O representante e analista de captação de recursos do Hospital do Câncer em Mato Grosso do Sul, Hilbervanio Calixto da Silva (Barbosinha), esteve em Bela Vista na última quinta-feira (16) para empossar o vereador Hemerson Buiu como – Coordenador do Hospital do Câncer de Barretos em Bela Vista. O Coordenador esteve na câmara de Bela Vista, onde reuni-se com os vereadores, presidente Xetinho, Gutierres, Mortandela e Hemerson Buiu e firmou parceria.
De acordo com Barbosinha a partir de agora Bela Vista vai contar com o suporte do Instituto de Diagnóstico e Prevenção Antônio Morais dos Santos. A entidade é mais uma filial do Hospital de Câncer de Barretos e realiza aproximadamente oito mil exames por mês, que atenderá integralmente ao SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com o coordenador, a instituição tem carreta adaptada que vira atender em Bela Vista e ficar a disposição da comunidade para realização de mamografias e preventivos. A unidade móvel tem como objetivo, buscar mulheres que se encaixem na população alvo para diagnóstico precoce de câncer. Está equipada com um mamógrafo digital, sala para coleta de citologia cérvico-vaginal e sala de pequena cirurgia. A carreta disponibiliza também rastreamento de câncer de pele e próstata.
Essa parceira só deu certo graças ao empenho do vereador Hemerson Buiu, nosso coordenador aqui em Bela Vista, juntamente com a câmara de vereadores, prefeitura municipal, Secretaria de Saúde do município, empresários e a comunidade, disse Barbosinha.
A realização deste projeto também conta com a parceria com a presidente da APAE Marilene Pucheta (Xari) que vai ceder o espaço físico para ser montado um escritório para atendimento em Bela Vista.
Segundo o vereador Hemerson Buiu, o trabalho será focado em diagnóstico e prevenção. Ele explica que serão feitos as triagens para serem encaminhados para Campo Grande, Nova Andradina, Jales ou Barretos para realização de diversos tipos de exames. "Nossa missão é promover assistência multiprofissional qualificada em ações de prevenção primária e secundária do câncer, de forma humanizada, ética e segura", diz o vereador.
É importante alertar sobre a faixa etária da população que poderá fazer os exames:
Mamografia: Mulheres de 40 a 69 anos
Papanicolaou: Mulheres de de 25 a 69 anos
Próstata: Homens de 50 a 69 anos
Pele: qualquer faixa etária – exames farão a detecção
Unidades de Diagnóstico
O Hospital de Câncer de Barretos já possui unidades de prevenção em plena atuação nas cidades de Barretos (SP), Campo Grande (MS) e Nova Andradina (MS) e Jales. Finalizando o Vereador Hemerson Buiu diz que o seu trabalho e pautado em prol da população. A Saúde e a Nossa Prioridade.
*Ademir Mendonça
Mín. 22° Máx. 37°