Estudantes, professores e técnicos-administrativos do Campus Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) receberam na quinta e sexta-feira, 23 e 24 de março, dirigentes da instituição, que trataram do planejamento para 2017 e apresentaram um balanço das ações realizadas no ano passado.
Como nas etapas anteriores da Reitoria Itinerante, o reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, destacou as ações de planejamento que vêm sendo realizadas para o desenvolvimento institucional.
“Nosso compromisso é o da governança transparente, da gestão de risco e do controle interno. De 2015 para 2016 recebemos um ‘nada deve’ dos órgãos de auditoria, o que nos permitiu desenvolver ações e projetos em parcerias. Esperamos um novo ateste neste ano”, afirmou o reitor.
Simão destacou os avanços institucionais de 2016, com a aprovação do Estatuto, a consulta à comunidade ao texto do Regimento Geral e, ainda, a elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Campi. Segundo o reitor, o foco para este ano será o mapeamento dos processos do IFMS para o incremento do controle interno.
“O mapeamento de processos nos permite gerir o risco de nossas ações, seja na realização de uma reunião interna, na cerimônia de certificação de estudantes ou em um ato de pagamento de pessoal e empresas. O controle interno é consequência de uma gestão de risco eficiente”, avaliou.
Participaram das reuniões com a comunidade os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Ensino, Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, além de representantes da pró-reitoria de Administração e diretorias sistêmicas.
Novos servidores – Além de reuniões setoriais, em que são realizados encaminhamentos em cada área de atuação do IFMS, a etapa de Jardim da Reitoria Itinerante incluiu uma apresentação coletiva do Planejamento Estratégico dos setores.
A iniciativa foi uma solicitação da gestão do campus, uma vez que a maioria dos servidores lotados na unidade tomou posse recentemente e ainda não havia tido a oportunidade de um contato mais próximo com os dirigentes.
Simão deu boas-vindas aos novos professores e técnicos-administrativos, explicando que não pôde participar da posse de muitos deles em virtude de compromissos oficiais. O reitor ressaltou a obrigação do IFMS em atender demandas apresentadas pela sociedade.
“Nós temos o compromisso de servir ao cidadão, integrando nossas competências dentro da estrutura organizacional vigente. Só assim poderemos cumprir nossa missão institucional com a qualidade que nos é exigida pela sociedade”, afirmou.
Entre os temas abordados pelos pró-reitores com os novos servidores estiveram as ações de monitoramento e acompanhamento do planejamento institucional, as dificuldades orçamentárias previstas para este ano, além da apresentação das políticas que orientam o trabalho integrado do ensino, pesquisa e extensão.
Estudantes – No encontro com os estudantes do campus, o reitor foi questionado sobre a infraestrutura da sede definitiva, em funcionamento desde outubro de 2016. Foram abordados ainda temas como a oferta de cursos de nível superior, a implantação de um espaço para estudos, acervo bibliográfico e climatização.
O reitor explicou que, pela sua estrutura multicampi, a gestão tem o trabalho constante de equacionar as demandas que são apresentadas pelos campi e reitoria. Segundo Simão, as prioridades neste momento são a conclusão das obras em Campo Grande e Corumbá e a cobertura das quadras dos dez campi.
“Não é possível estabelecer uma previsão para a climatização, por exemplo, já que antes precisamos trabalhar com as prioridades que foram estabelecidas. O que eu posso garantir para vocês, com certeza, é que antes de ter ar-condicionado nos espaços administrativos, teremos nas salas de aulas e laboratórios”, afirmou.
Quanto ao acervo bibliográfico, o reitor garantiu que, com a implantação do software já adquirido para a gestão das bibliotecas, será possível que os estudantes realizem empréstimos de livros de outros campi, conforme o interesse e a necessidade de cada um.
Outros compromissos – Durante a visita à Jardim, os gestores participaram da certificação de 13 estudantes dos cursos de qualificação profissional em Operador de Computador, Inglês Básico e Desenhista da Construção Civil, primeiras turmas abertas pelo campus, em 2014.
A agenda de reuniões também incluiu a primeira visita oficial do reitor ao novo prefeito municipal, Guilherme Monteiro. Entre outros assuntos, o principal tema tratado foi a data da solenidade de inauguração do campus, que deverá ser realizada próxima ao aniversário da cidade, celebrado em 14 de maio.
Reitoria Itinerante – A ação tem a proposta de promover a integração entre os dirigentes da reitoria, dos campi e a comunidade do IFMS, e pretende aperfeiçoar as atividades desenvolvidas e, com isso, melhorar os resultados acadêmicos e institucionais.
O Campus Três Lagoas é o próximo a receber a ação, nos dias 12 e 13 de abril.
[gallery link="file" size="full" columns="4" ids="48970,48971,48972,48973,48974,48975,48976,48977,48978,48979,48980"]
Mín. 22° Máx. 37°