Na tarde da última segunda-feira (17), o prefeito Guilherme Monteiro (PSDB), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Olavo Junior, e o responsável pelo departamento de Meio Ambiente, Carlos Piazer, participaram da primeira consulta pública para validação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso do Sul (Pers-MS), no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
As consultas são realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A etapa de Jardim, abrangeu também os municípios de Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho, que formam o polo 08 – região Sudoeste.
“Com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos teremos condições de executar ações de maneira qualificada, com o respaldo do Estado, que irá subsidiar estes trabalhos e fortalecer o processo em cada município”, disse o prefeito Guilherme Monteiro.
Entre os trabalhos que deverão ser realizados, estão a capacitação de agentes envolvidos na gestão dos resíduos sólidos, qualificação do processo gerencial e institucional, assim como o desenvolvimento institucional das entidades que atuam no setor de resíduos sólidos.
“Este é um passo muito importante para gerirmos de forma correta os serviços de limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos. Estamos buscando sempre minimizar os impactos ambientais e diminuir o risco de doenças para a população”, afirmou o secretário Olavo Junior.
[gallery columns="2" link="file" size="full" ids="49517,49519"]
*Tharyana Durigon
Mín. 22° Máx. 37°