Na tarde da última segunda-feira (24), foi realizada, na escola estadual Coronel Juvêncio, o encontro da terceira edição da Teia da Educação – Educar pela Pesquisa, focado no corpo pedagógico das unidades de ensino do Estado, com participação de membros do Município.
O prefeito de Jardim-MS, Guilherme Monteiro (PSDB) e a secretária municipal de Educação, Eliana Cafure, acompanhada do núcleo de coordenação pedagógica municipal, prestigiaram o evento, que tem como objetivo possibilitar ao estudante uma formação baseada em seu próprio conhecimento.
Nesta edição, a secretária de Estado de Educação e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecília Amendola da Motta, apresentou resultados relevantes para educação de Mato Grosso do Sul, pontuando os avanços conquistados nos últimos dois anos, bem como os desafios a serem enfrentados, principalmente em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O prefeito deu as boas-vindas e lembrou do tempo em que era estudante: “Eu lembro até hoje da minha professora de matemática, Elis, que teve um papel muito importante nas minhas escolhas ao longo da vida estudantil e até acadêmica. O professor nos ajuda a entender quais disciplinas nos identificamos mais e, consequentemente, qual profissão iremos escolher. E todos vocês que estão aqui hoje são indispensáveis para orientarem e ajudarem nossas crianças, nossos filhos, a terem essa percepção e fazerem suas escolhas”.
A ocasião contou, ainda, com a palestra do consultor da Secretaria de Estado de Educação, professor doutor Pedro Demo, da Universidade de Brasília (UnB), que abordou as propostas e maneiras de trabalhar ao educar pela pesquisa.
“Assim como os alunos nas escolas, nós também estamos em constante aprendizado. E hoje com certeza aprendemos mais um pouco com estas palestras. É fundamental termos acesso às conquistas e também às dificuldades em nível de Estado. Isso incentiva nosso desenvolvimento e potencializa nossas estratégias educacionais”, destacou a secretária municipal de Educação, Eliana Cafure.
Neste ano, a Teia da Educação está sendo realizada nas cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs): Dourados, Aquidauana, Jardim, Bela Vista, Bonito, Caracol, Maracaju, Nioaque e Porto Murtinho. Em Campo Grande, a Teia da Educação será dividida em quatro encontros.
Teia da Educação
A formação da “teia da educação” começou em 2015, quando a Secretaria de Estado de Educação (SED) viajou pelo Estado com o SED vai às Escolas, que em 21 encontros reuniu mais de 20 mil profissionais da educação entre diretores, coordenadores, supervisores, secretários, professores, merendeiras e demais servidores da Rede Estadual de Ensino.
[gallery link="file" size="full" ids="49777,49776,49775"]
*Tharyana Durigon
Mín. 22° Máx. 37°