Os aviões da Esquadrilha da Fumaça da Aeronáutica brasileira devem se apresentar na cidade turística de Bonito no dia 1º de agosto. No último dia 19, a Assessoria Parlamentar do Comando da Aeronáutica deferiu a solicitação do deputado Geraldo Resende (PSDB) para a realização do evento.
O parlamentar solicitou a apresentação por ter a informação da presença das aeronaves e dos pilotos na data. Geraldo consultou o prefeito municipal Odilson Arruda Soares sobre o interesse da realização. Bonito é um dos destinos turísticos brasileiros mais conhecidos internacionalmente.
“O objetivo é aproveitar que a esquadrilha já estará na região para fazer uma belíssima apresentação. Moradores e turistas terão a oportunidade de assistir a um espetáculo que, por vezes, apenas vemos pela televisão”, explicou Resende.
O gabinete do deputado e a Prefeitura Municipal aguardam o contato da Seção de operações da Esquadrilha da Fumaça para acertos operacionais e de segurança. A Esquadrilha da Fumaça tem sua origem pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro.
Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo.
Mín. 22° Máx. 37°