Os poderes Executivo e Legislativo prestaram contas do 1º semestre de 2017 durante audiência pública realizada no auditório do Paço Municipal. O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal, lideranças comunitárias e de classes e a sociedade em geral.
Ao abrir o evento, o secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, disse que a apresentação dos números do primeiro semestre demonstra de forma transparente os recursos que entraram no caixa da Prefeitura e onde foram aplicados.
“Durante a audiência pública apresentamos para toda a população um balanço de todos os recursos que entraram no caixa da Prefeitura e onde foram aplicados. A prestação de contas semestral é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas mais importante que isso é a oportunidade que temos para demonstrar que estamos administrando de forma democrática, com honestidade e transparência, para que a nossa população saiba exatamente o que se arrecada e de que forma está sendo aplicado”, ressaltou.
O secretário fez questão de destacar que as despesas com pessoal e encargos sociais no Poder Executivo neste primeiro semestre foram de 50,66%, quando o limite prudencial é de até 51,3%. “Isso demonstra acima de tudo responsabilidade da atual gestão. Outros dados que demonstram de forma bem clara como estamos conduzindo o município são as aplicações impostas por lei. A Lei obriga o município a aplicar no mínimo 25% em educação; nossa gestão aplicou 37,24%. A Lei determina aplicação de no mínimo 15% em saúde, o município investiu 20,43%”, ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal, Ramão Waldir, falou em nome de todos os vereadores: Luiz Pistão, Élio Macaco, Adriano Brum, Rosarinho, Cecília Cáceres, Marcelo Pé, Cléia Marques e Renato. Ele destacou a parceria do legislativo com o poder executivo municipal. “Nós, vereadores, somos parceiros na concretização dos projetos voltados ao atendimento da nossa comunidade. Estaremos sempre prontos para contribuir e essa audiência de prestação de contas demonstra que estamos no caminho
certo”, disse.
Logo após os pronunciamentos, ocorreu a palestra principal proferida pelo professor e consultor Adelino Meneguzzo, responsável em apresentar no telão todos os números referentes ao recebimento e aplicação das receitas públicas. Ele destacou que a audiência pública é uma forma de tornar mais transparente a gestão fiscal do município.
Mín. 22° Máx. 37°