A organização do UFC sofreu um duro golpe nesta semana depois que o campeão peso-pesado, o brasileiro Fabrício Werdum, e seu desafiante, o americano Cain Velasquez, anunciaram que não disputariam o UFC 196 por estarem lesionados. Antes tratado com pompa por se tratar do evento que antecede o SuperBowl - a final do futebol americano e maior festa esportiva dos Estados Unidos - o UFC 196, marcado para 6 de fevereiro em Las Vegas, teve que ser "rebaixado".
Sem uma disputa de cinturão, o evento deixará de ser transmitido pelo sistema de pay-per-view, reservado apenas para os grandes duelos da temporada, o que gera grandes lucros à organização. O evento agora será transmitido em TV a cabo nos Estados Unidos e ainda não está claro se continuará sendo "numerado" - pode perder a nomenclatura "UFC 196" e ser tratado como um "UFC Fight Night", de menor expressão.
Os planos do UFC foram duplamente frustrados nos últimos dias. Quando Cain Velasquez anunciou sua desistência no domingo, o UFC imediatamente escalou o americano de origem croata Stipe Miocic como seu substituto na disputa pelo cinturão com Werdum. O brasileiro, porém, alegou também estar machucado e se negou a lutar contra Miocic com um espaço tão curto para recuperação e treinamento. Com isso, o presidente do UFC Dana White se viu obrigado a cancelar a disputa pelo cinturão no evento e colocou a luta entre os americanos meio-médios Johny Hendricks e Stephen Thompson como nova atração principal da noite.
Stipe Miocic criticou o fato de Werdum ter se negado a lutar contra ele, insinuando que o brasileiro estaria com medo de perder o cinturão. O brasileiro respondeu no Twitter. "Vou lutar contra você, Miocic, em qualquer hora após a minha recuperação. Acho que você é um grande lutador", escreveu o brasileiro, que ainda compartilhou matérias que apoiavam sua escolha de não participar do evento devido ao curtíssimo tempo para se preparar para um duelo com um "adversário surpresa".
A última luta do campeão Werdum foi justamente a vitória sobre Velásquez, por finalização, no UFC 188 , na Cidade do México, em junho de 2015. O duelo valeu o título linear a Werdum, que antes era o campeão interino devido às constantes lesões do então campeão Velásquez.
Rafael Feijão é o único brasileiro escalado para o evento em Las Vegas. Ele lutará contra o americano Ovince St-Preux na terceira luta mais importante da noite, pela categoria dos meio-pesados.
UFC 196 6 - de fevereiro de 2016, Las Vegas (EUA)
Card Principal:
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Stephen Thompson
Peso-pesado: Roy Nelson x Jared Rosholt
Peso-meio-pesado: Ovince St-Preux x Rafael Feijão
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Zach Makovsky
Card Preliminar:
Peso-meio-médio: Josh Burkman x K.J. Noons
Peso-pesado: Derrick Lewis x Damian Grabowski
Peso-meio-médio: Mike Pyle x Sean Spencer
Peso-meio-pesado: Misha Cirkunov x Alex Nicholson
Peso-médio: Mickey Gall x Michael Jackson
Peso-pena: Artem Lobov x Alex White
Peso-mosca: Ray Borg x Justin Scoggins
Peso-pena: Noad Lahat x Diego Rivas
(Fonte: Veja.com)
Mín. 22° Máx. 39°