O zagueiro Lyanco, do São Paulo, foi convocado nesta quarta-feira para defender a seleção sub-20 da Sérvia em amistoso no dia 2 de março, contra a Espanha. O jogador de 18 anos é neto de um imigrante iugoslavo e ganhou uma chance após ser monitorado pela comissão técnica da equipe campeã mundial da categoria.
"Fiquei muito feliz e orgulhoso com esse reconhecimento, afinal, quem sabe, posso estar disputando as principais competições internacionais pela Sérvia, o que seria um grande desafio. Aguardo o contato direto para me apresentar o quanto antes e iniciar esta nova etapa na minha vida", afirmou Lyanco Vojinovic, que estreou na equipe profissional do São Paulo no ano passado, promovido pelo então técnico Juan Carlos Osorio.
O defensor contou que seus dois empresários, Frederico Moraes e Fábio Mello, recebiam nos últimos meses contatos da Federação Sérvia de Futebol sobre o interesse na convocação. Lyanco se disse feliz pelo reconhecimento e aceitou o convite. Por se tratar de um amistoso preparatório para o campeonato continental da categoria, o zagueiro poderá defender a seleção brasileira em oportunidades futuras. A seleção sub-20 da Sérvia conquistou o Mundial da categoria em 2015 ao bater justamente a seleção brasileira, por 2 a 1, na Nova Zelândia.
Prestes a completar 19 anos, Lyanco é nascido em Vitória (ES) e começou a carreira no Botafogo, até se desvincular do time carioca em janeiro do ano passado e se transferir ao São Paulo. Em julho, contra o Atlético-PR, estreou pela equipe do Morumbi e fez dez partidas no ano passado, algumas como titular. O avô de Lyanco, Jovan Vojnovic, deixou a então Iugoslávia para fugir da Segunda Guerra Mundial e escolheu o Brasil como destino. Atualmente, ele mora no interior de São Paulo, na cidade de Franca.
(com Estadão Conteúdo)
Mín. 22° Máx. 39°