O governador Reinaldo Azambuja recebeu nesta sexta-feira (5) a visita do primeiro reitor eleito do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, e do prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka. O assunto tratado na reunião foi o desenvolvimento do campus do IFMS na cidade. Segundo o prefeito, também foi discutida a possibilidade de pavimentação de 22,7 quilômetros da rodovia MS-473, que liga Nova Andradina ao campus do instituto.
Mato Grosso do Sul foi o último estado a receber a implantação da rede federal de educação profissional no País. Instalado em 2008 e em funcionamento há cinco anos, o IFMS conta hoje com 10 campus, polos de educação a distância em 23 municípios, 688 servidores e cerca de oito mil estudantes, cujo orçamento previsto para o funcionamento em 2016 é de R$ 32,7 milhões, que inclui custeio, investimento, capacitação e assistência estudantil.
Em Nova Andradina, o IFMS se destaca o ensino na área agrária, especificamente voltado à agropecuária. “Queremos a oportunidade de termos uma discussão e uma definição de uma base legal que efetivamente possa dar uma estrutura, uma grande ideia que agregue valor ao desenvolvimento de tecnologias e ações de pesquisa que possam ficar no município”, disse Luiz.
Entre os cursos de graduação oferecidos pelo IFMS em Nova Andradina estão bacharelado em Agronomia, tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tecnologia em Produção de Grãos. Ainda conforme o reitor, apesar de ter o Instituo Federal mais novo do Brasil, Mato Grosso do Sul já ocupa destaque nacional na oferta de cursos: o último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) apontou que o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFMS, com nota 4,9, é o mais bem avaliado no País.
Mín. 22° Máx. 39°