No final do ano passado, a Secretaria de Governo do Rio de Janeiro firmou parceria com a Federação do Comércio (Fecomércio) para reforçar o patrulhamento em três regiões da cidade. O projeto, com previsão de investimento de 44 milhões em dois anos, colocou militares, policiais aposentados ou de folga em áreas como Lagoa, Aterro do Flamengo e Méier. A ideia não passou pelo crivo da Secretaria de Segurança.
Tanto que, em uma reunião da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa (Alerj), em dezembro, o secretário da pasta, José Mariano Beltrame, fez duras críticas ao projeto e comparou a 'vigilantes de shopping'. Passados dois meses, Beltrame mudou radicalmente seu posicionamento. Na manhã desta terça-feira, durante um evento na Cidade da Polícia, na Zona Norte, ele elogiou a iniciativa dos empresários que continuam investindo para tentar a frear a violência que se espalha pelas ruas do Estado.
"A Fecomercio quebrou o paradigma. Parabéns por isso. Muitos outros (parceiros da iniciativa privada) entraram e ficaram pelo caminho. Só vocês estão conosco hoje. Agradeço porque esse mesmo gesto já havia sido feito pela Policia Militar no lançamento do programa Segurança Presente. Hoje digo que é uma ação exitosa pelos resultados que tem", afirmou Beltrame durante a assinatura de um convênio em que a Fecomércio oferece 1 300 bolsas de estudo para parentes de policiais civis.
O programa chegou a ser duramente atacado pelo deputado Paulo Ramos (PDT) durante a sessão na Alerj, classificando o projeto como uma espécie de 'milícia oficial'. Presidente da Fecomércio, Orlando Diniz disse na mesma solenidade que já há estudos para que o programa seja estendido para o centro da cidade, onde ladrões têm atacado pedestres a todo instante.
Desde 1º de dezembro de 2015, 979 suspeitos foram detidos nas três áreas de atuação do programa. Projeto semelhante também feito pela Secretaria de Governo, o Lapa Presente começou em janeiro de 2014 e, em pouco mais de dois anos, cumpriu 496 mandados de prisão e prendeu 310 ladrões em flagrante e 144 por tráfico de drogas.
(Fonte: Veja.com)
Mín. 23° Máx. 39°