A parceria entre o SENAR, o Sindicato Rural de Jardim e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social – SEMAS, finalizou com sucesso mais um curso de capacitação e geração de renda familiar.
O curso de processamento caseiro de tomate, foi ministrado para 11 alunas nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, no Centro de Multiplas Atividades Ernestina Grubert. Segundo a instrutora do SENAR, Marcia Cristina Santori Lhopis, as participantes aprenderam a manufaturar 12 produtos derivados do tomate, dentre eles o tomate seco, catchup, chutney (molho agridoce com tomate verde), geleias, doce pastoso, doce de corte, extrato de tomate, molho freetzeen (a base da polpa e semente), o antepasto sardela, molho de pimenta, molho de tomate a base de cenoura (para cachorro quente), dentre outros.
Os cursos de capacitação acontecem em Jardim através da parceria Prefeitura Municipal Sindicato Rural e SENAR. Quando existe a demanda, o Sindicato Rural aciona o SENAR que traz a instrutora. É o Sindicato Rural também responsável pela entrega da matéria prima que servirá para as aulas práticas, no caso o tomate e demais ingredientes necessários. A Prefeitura cede o local e organiza a demanda definindo quais cursos melhor atenderão a comunidade, também auxiliando na logística.
Segundo a Coordenadora dos cursos, Fabiana Pache, acontecem em Jardim uma média de 04 cursos de capacitação por mês, que auxiliam as famílias a produzirem para consumo e também para aumentar a renda familiar.
Ela também anunciou os novos cursos que acontecem no início de março, de Patchcolagem e Crochê. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social de 25 de fevereiro a 1 de março. Das 7 às 11 horas.
Hudson Lauro
Mín. 22° Máx. 37°