Jardim sediou no dia 01 de março, no Centro de Atendimento ao Turista –CAT, a reunião técnica da Rede Estadual de atenção às pessoas em situação de violência, uma das ações da Caravana da Saúde, realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul – Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim.
O encontro foi dirigido pelas técnicas Susana Martins e Jardim Dantas, da Secretaria Estadual de Saúde, e reuniu representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, do 11º BPM Jardim, da Defensoria Pública, Perícia Médica, Coordenadoria de Políticas da Mulher, Rede Municipal de Atenção às Pessoas em Situação de Violência, de agentes de saúde, enfermeiros e gestores da Secretaria Municipal de Saúde e Delegacia da Mulher. Eles discutiram temas relativos às redes de enfrentamento à violência e atuação de cada órgão composta da rede.
O intuito maior da reunião era a troca de experiências de sucesso, para maior visibilidade dos serviços prestados, ampliando o conhecimento do papel de cada um, melhorando a comunicação e fomentando a qualidade nos atendimentos.
A Defensora Pública Dra. Andrea Pereira Nardon Braga falou sobre a defesa dos direitos da mulher vítima de violência, seguida pelo Tenente Lafayete, representando o Ten. Cel. Adilson Alves de Macedo, Comandante do 11º BPM Jardim que explanou as ações da Polícia Militar no atendimento contra a violência e como se dá as articulações com as outras instituições como Assistência Social e Delegacia da Mulher.
O Médico Legista, Anastácio Martins Coronel, contribuiu com a reunião falando como acontecem passo a passo a perícia em casos de violência doméstica e sexual. Em seguida a Cabo PM Gleice Aguilar dos Santos palestrou com o tema “QSL – Quebrando Silêncios e Lendas, que é um curso realizado pela Polícia Militar e capacitam através de aulas, discussões, palestras e visitas in loco auxiliando os alunos a desenvolver habilidades para padronizar procedimentos de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.
No período da tarde, a Coordenadora de Políticas Públicas de Assistência Social, Jakeline Ayala falou sobre a realidade da violência contra a mulher no município de Jardim e demonstrou através de slides com fotos e dados técnicos as atividades realizadas no ano passado e no início deste ano, realizadas pela SEMAS, CRAS, CREAS e demais entidades ligadas a rede.
Em seguida a representante de Secretaria Municipal de Saúde, Elenir Ximenes Colman apresentou a realidade e as ações da saúde pública no município, encerrando-se com as apresentações da equipe do SES/MS, Susana Martins e Jadir Dantas que falaram sobre a epidemiologia das violências e a atuação da Rede Integral às Pessoas Vítimas de Violência no Estado.
[gallery type="slideshow" size="full" link="file" ids="21194,21195,21196,21197,21198"]
Texto e Fotos: Hudson Lauro
Mín. 20° Máx. 36°