O atletismo brasileiro pode perder um de seus principais nomes para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A velocista Ana Cláudia Lemos foi notificada por um problema em um exame antidoping feito pela ABCD (Autoridade Brasília de Controle de Dopagem) na noite de quarta-feira. A entidade não informou qual substância proibida foi encontrada na análise.
"Não vamos nos pronunciar neste momento. O que podemos dizer é que a atleta já está notificada", afirmou a ABCD, sem dar grandes detalhes. Ana Cláudia e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ainda não se pronunciaram. Uma punição por doping tiraria a atleta cearense de 27 anos da Rio-2016.
No início da semana, Ana Cláudia rejeitou a chance de atuar no Campeonato Mundial Indoor, entre os dias 17 a 20 deste mês, em Portland, nos Estados Unidos, alegando priorizar os treinamentos para a Olimpíada.
Ana Cláudia Lemos é campeã pan-americana (venceu em Guadalajara-2011 nas provas de 200 m e no revezamento 4x100 e era favorita em Toronto-2011, antes de se machucar) e recordista brasileira 200m. Com bons tempos nas provas de 100 e 200 metros, ela é uma das poucas esperanças do atletismo nacional nos Jogos Olímpicos, marcados para agosto. A CBAt deve se pronunciar sobre seu caso de doping nesta quinta-feira.
(com Gazeta Press)
Mín. 22° Máx. 39°